metropoles.com

Gleisi: reonerar combustíveis é “descumprir compromisso de campanha”

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann defende que reoneração de combustíveis só será discutida após definição de nova política da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
A presidente do PT e membro da equipe de transição do governo Lula, Gleisi Hoffman, discursa diante de microfone no CCBB - Metrópoles
1 de 1 A presidente do PT e membro da equipe de transição do governo Lula, Gleisi Hoffman, discursa diante de microfone no CCBB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta sexta-feira (24/2) para criticar a reoneração dos combustíveis, que irá retornar a partir de 1º de março.

O tema tem provocado discussões internas na cúpula do governo, em especial na ala econômica. Segundo a petista, taxar a gasolina e o álcool seria “descumprir compromisso de campanha” feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vale lembrar que o Executivo prorrogou apenas até 28 de fevereiro a desoneração dos tributos federais incidentes sobre combustíveis – gasolina, álcool, gás natural veicular e querosene de aviação.

Gleisi defende, porém, que a reoneração tributária dos combustíveis só será debatida após a definição de uma nova política de preços para a Petrobras. De acordo com a petista, isso só será possível a partir de abril, quando o Conselho de Administração da estatal for renovado com “pessoas comprometidas com a reconstrução da empresa e de seu papel para o país”.

“A política de preços atual, implantada pelo golpe, faz o povo pagar em dólares por gasolina e diesel que são produzidos aqui no Brasil em reais. A tal PPI sempre foi inflacionária e só favorece a indecente distribuição de lucros e dividendos da Petrobras. Isso também tem de mudar”, criticou.

A deputada afirma que o desafio do governo é “equilibrar uma política de preços mais justa com a geração de caixa necessária para retomar e impulsionar os investimentos da Petrobras”. “Investimentos que são fundamentais para o crescimento da economia, geração de empregos e de oportunidades. Isso também será possível a partir de abril”, prosseguiu.

“Impostos não são e nunca foram os responsáveis pela explosão de preços da gasolina que assistimos desde o golpe e no governo Bolsonaro/Guedes. Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?