metropoles.com

Glauber Braga (PSol) se apresenta como pré-candidato à Presidência

Grupo é contrário à aliança ampla com legendas liberais, defendida por Lula. O presidente nacional considerou o momento “inoportuno”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Glauber Braga_deputado
1 de 1 Glauber Braga_deputado - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Uma ala do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) vai lançar manifesto, nesta segunda-feira (10/5), às 19h, em apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) como pré-candidato à presidente da República em 2022. No entanto, o presidente nacional da sigla, Juliano Medeiros, considerou o momento “inoportuno”.

O manifesto conta com cerca de mil assinaturas — entre elas, das deputadas Luiza Erundina (PSol-SP), Sâmia Bomfim (PSol-SP), do deputado federal David Miranda (PSol-RJ) e do ex-ministro Roberto Amaral.

O grupo que apoia Braga tem se mostrado relutante a uma aproximação com as legendas de centro, defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Braga, o eixo da candidatura é o “fora Bolsonaro”, diálogo com os movimentos sociais e fortalecimento de um “programa não sectário, mas com radicalidade política”, em diálogo com a oposição.

“Não dá na nossa mesa para contar com a presença de [João] Doria, [Sergio] Moro, [Rodrigo] Maia, [João Paulo] Lemann e companhia. Essa turma da direita liberal que se fantasia de centro, mas que vota junto com Bolsonaro tanto quanto extrema-direita e que está deixando o país de joelhos”, declarou Braga, em vídeo publicado nas redes sociais.

O deputado disse ter sido procurado por militantes do PSol para que seu nome fosse colocado entre os candidatos à Presidência.

“É possível defender unidade na esquerda contra Bolsonaro e ao mesmo tempo ser pré-candidato a presidente do Brasil pelo PSol apresentando o programa da esquerda radical de forma não sectária? Sim! Muito obrigado às correntes e militantes que me incentivaram pra essa tarefa. Topo!”, escreveu o deputado.

4 imagens
Glauber Braga
Glauber Braga
Glauber Braga
1 de 4

Glauber Braga

2 de 4

Glauber Braga

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
3 de 4

Glauber Braga

Divulgação
4 de 4

Glauber Braga

Reprodução/Facebook
Inoportuno

Procurado, o partido disse que o manifesto foi “uma iniciativa unilateral de alguns filiados” e todo o debate sobre tática eleitoral do PSol será feito a partir do seu 7º Congresso Nacional, que será realizado em setembro.

O presidente nacional do PSol, Juliano Medeiros, considerou o momento “inoportuno” e destacou que a prioridade é “lutar pela unidade das esquerdas e por um programa anti-neoliberal para 2022”.

Outros potenciais candidatos são Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Amoêdo (Novo), João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?