metropoles.com

Girão pede que STF barre denunciados na disputa a presidente do Senado

Segundo o político cearense, o regimento interno da Casa é omisso quanto à entrada de réus na corrida ao posto. Luiz Fux vai analisar pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/reprodução
Eduardo-Girao
1 de 1 Eduardo-Girao - Foto: Facebook/reprodução

O senador eleito Eduardo Girão (Pros-CE) impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que políticos denunciados criminalmente não possam se candidatar ao cargo. O caso será apreciado pelo vice-presidente da Corte e responsável, no momento, pelo plantão judiciário, ministro Luiz Fux.

Em seu pedido, o futuro parlamentar pelo Ceará afirma que o regimento interno do Senado é omisso quanto à participação de denunciados na corrida pelo comando da Casa. Daí, ele pede ao Supremo que políticos que figurem como réus na Justiça não possam se inscrever.

Confira a íntegra do mandado de segurança de Girão: 

Mandado de Seguranca Votaca… by on Scribd

O pleito foi entendido como um ataque direto ao senador Renan Calheiros (MDB-AL). O político alagoano ainda não é postulante oficial a presidente da Casa, a qual já comandou outras quatro vezes, mas tem intensificado as articulações para viabilizar sua candidatura.

Isso porque Girão é aliado de outro pré-candidato, o tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE). No entanto, mesmo que acatado, o pedido não deve atrapalhar os planos de Renan, visto que ele foi inocentado, em setembro, pelo STF em ação na qual era acusado de peculato.

Além de Renan e Tasso, os senadores Esperidião Amim (PP-SC) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) já tiveram os nomes apresentados como candidatos a presidente do Senado Federal. Segundo o dirigente nacional do PSL, Luciano Bivar, o deputado federal e senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) também concorrerá ao posto. Mas o parlamentar já afirmou que pode abrir mão da disputa se houver uma indicação de consenso entre os partidos que fazem parte da base governista na Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?