metropoles.com

Genial/Quaest: no Rio, Castro tem 24% e Freixo aparece com 22%

Na sequência, Anthony Garotinho e Rodrigo Neves aparecem com 6% cada. Segundo o levantamento, os votos em branco e nulos chegam a 24%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles
1 de 1 Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (14/7), o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e Marcelo Freixo (PSB) aparecem empatados na intenção de votos para o governo, na versão estimulada (quando nomes dos pré-candidatos são apresentados ao entrevistado). Castro tem 24% e Freixo, 22%.

Como a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, há um empate técnico.

Em seguida, na disputa ao governo do Rio, Anthony Garotinho (União) e Rodrigo Neves (PDT) aparecem com 6%, cada um. Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Felipe Santa Cruz (PSD), ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), têm 2% das intenções de voto; e Paulo Ganime (Novo) e Emir Larangeira (PMB), 1%.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Com a candidatura apadrinhada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Santa Cruz deverá se retirar da disputa para ser vice de Rodrigo Neves.

Segundo o levantamento da Quaest, os votos em branco e nulos chegam a 24%. Outros 10% dos eleitores se dizem indecisos. Até a última atualização da reportagem, não havia sido divulgada a versão espontânea da pesquisa (quando não são apresentados nomes aos entrevistados).

O resultado é semelhante ao captado em pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira passada (7/3).

Ao medir o impacto dos apoios do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Castro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Freixo, o cenário não muda significativamente. Quando os apoios são apresentados ao eleitor, cada um sobe para 33%.

4 imagens
1 de 4

Reprodução/Quaest
2 de 4

Reprodução/Quaest
3 de 4

Reprodução/Quaest
4 de 4

2º turno

Em um eventual segundo turno, Castro leva vantagem sobre Freixo (36%, contra 31%), Neves (37% a 21%) e Garotinho (44% a 19%). Freixo, por sua vez, venceria Neves (31% a 24%) e Garotinho (38% a 21%).

Do ponto de vista das rejeições, o mais mal avaliado é o ex-governador Garotinho (70%). Freixo, já conhecido por 69% dos eleitores, tem rejeição de 41%. Castro, ainda desconhecido de 42%, tem rejeição de 27%. Neste quesito, o atual governador leva vantagem.

A Genial/Quaest realizou 1.200 entrevistas presenciais com eleitores com mais de 16 anos do estado do Rio, entre os dias 8 e 11 de julho. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-04560/22 e RJ-05160/22.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?