Genial/Quaest: no Rio, Castro tem 24% e Freixo aparece com 22%
Na sequência, Anthony Garotinho e Rodrigo Neves aparecem com 6% cada. Segundo o levantamento, os votos em branco e nulos chegam a 24%
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (14/7), o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e Marcelo Freixo (PSB) aparecem empatados na intenção de votos para o governo, na versão estimulada (quando nomes dos pré-candidatos são apresentados ao entrevistado). Castro tem 24% e Freixo, 22%.
Como a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, há um empate técnico.
Em seguida, na disputa ao governo do Rio, Anthony Garotinho (União) e Rodrigo Neves (PDT) aparecem com 6%, cada um. Eduardo Serra (PCB), Cyro Garcia (PSTU) e Felipe Santa Cruz (PSD), ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), têm 2% das intenções de voto; e Paulo Ganime (Novo) e Emir Larangeira (PMB), 1%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Com a candidatura apadrinhada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Santa Cruz deverá se retirar da disputa para ser vice de Rodrigo Neves.
Segundo o levantamento da Quaest, os votos em branco e nulos chegam a 24%. Outros 10% dos eleitores se dizem indecisos. Até a última atualização da reportagem, não havia sido divulgada a versão espontânea da pesquisa (quando não são apresentados nomes aos entrevistados).
O resultado é semelhante ao captado em pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira passada (7/3).
Ao medir o impacto dos apoios do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Castro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Freixo, o cenário não muda significativamente. Quando os apoios são apresentados ao eleitor, cada um sobe para 33%.
2º turno
Em um eventual segundo turno, Castro leva vantagem sobre Freixo (36%, contra 31%), Neves (37% a 21%) e Garotinho (44% a 19%). Freixo, por sua vez, venceria Neves (31% a 24%) e Garotinho (38% a 21%).
Do ponto de vista das rejeições, o mais mal avaliado é o ex-governador Garotinho (70%). Freixo, já conhecido por 69% dos eleitores, tem rejeição de 41%. Castro, ainda desconhecido de 42%, tem rejeição de 27%. Neste quesito, o atual governador leva vantagem.
A Genial/Quaest realizou 1.200 entrevistas presenciais com eleitores com mais de 16 anos do estado do Rio, entre os dias 8 e 11 de julho. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-04560/22 e RJ-05160/22.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.