metropoles.com

Genial/Quaest: 36% aprovam governo Lula; reprovação cresce e vai a 29%

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de abril e ouviu 2.015 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19/4), mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 36%, enquanto a reprovação cresceu e chegou a 29%.

Em relação aos que classificam o governo como regular, o número corresponde a 29%. Os que não quiseram ou não souberam responder são 6%.

Em comparação com a última análise, feita pelo instituto em fevereiro, o petista caiu quatro pontos no índice de aprovação, de 40% para 36%. Já o nível de reprovação subiu de 20% para 29%. Não souberam ou não responderam, 16%.

A pesquisa foi realizada presencialmente, entre os dias 13 e 16 de abril, e ouviu 2.015 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Comportamento

Outro recorte que a pesquisa trouxe foi sobre o comportamento de Lula como presidente. Dos entrevistados, 53% aprovam a postura do chefe do Executivo, enquanto 40% reprovam. Nesta modalidade, 7% não souberam ou não quiseram responder.

Na avaliação anterior, o número de pessoas que disseram aprovar o comportamento de Lula foi de 65% e os que não aprovavam, 29%. Na ocasião, 6% não souberam ou não quiseram responder.

Há, no entanto, uma insatisfação em relação aos feitos do petista. Questionados se Lula tem conseguido fazer o que prometeu durante a campanha eleitoral, 35% responderam positivamente, enquanto 55%, negativamente. Nesta modalidade, 9% não souberam ou não quiseram se posicionar.

Isenção de impostos no e-commerce

A opinião da população passa por influência da decisão da Receita Federal, que pegou compradores de produtos de e-commerce de surpresa. Na semana passada, o Fisco anunciou que acabaria com a isenção de impostos para encomendas internacionais com valor de até US$ 50 (cerca de R$ 250).

A informação permeou de uma forma negativa pela população, que começou a questionar os motivos do governo para a medida, que impactaria uma grande parcela de brasileiros. Após um certo desgaste, a Fazenda anunciou, na terça-feira (18/4), que o governo havia voltado atrás e não iria mais acabar com a isenção de impostos.

Este detalhe, segundo a Quaest, foi um dos que mais desagradaram aos entrevistados. Cerca de 16% dos entrevistados disseram que a notícia mais negativa que você ouviu do governo Lula foi a do ato da Receita Federal. Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?