metropoles.com

General Augusto Heleno confirma ida para comando do GSI

Inicialmente, o auxiliar e braço direito de Bolsonaro ocuparia o Ministério da Defesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
General Augusto Heleno cpi - Metrópoles
1 de 1 General Augusto Heleno cpi - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O general da reserva Augusto Heleno confirmou nesta quarta-feira (7/11) que assumirá o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), integrando, portanto, o chamado núcleo duro do Palácio do Planalto no governo Jair Bolsonaro.

“Eu vou para o GSI”, limitou-se a dizer Heleno ao ser questionado por jornalista, enquanto deixava reunião no Comando da Aeronáutica, com a presença do presidente eleito, durante um café da manhã.

Inicialmente, Heleno era apontado como futuro ministro da Defesa. Pelo esboço atual analisado pelo presidente eleito para a composição da nova Esplanada dos Ministérios, o atual ministro Joaquim Silva e Luna permaneceria no cargo. No entanto, segundo o vice-presidente, general Hamilton Mourão, há possibilidade de o novo ocupante da pasta ser da Marinha. Sobre o general Heleno, Mourão disse a jornalistas no CCBB se tratar de uma “cabeça brilhante que não pode ser desperdiçada”. Mourão afirmou também que o comando das Forças Armadas será trocado.

Perfil
Na ativa, Heleno alcançou proeminência como primeiro comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização o Haiti (Minustah), entre 2004 e 2005. No final do segundo governo Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi comandante militar da Amazônia. Nesse posto, confrontou-se com a política indigenista do presidente petista. Em Brasília, o general chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx).

Heleno se destacou entre os colegas desde a graduação na Academia Militar de Agulhas Negras, em 1969, quando conquistou o primeiro lugar da turma na arma de Cavalaria. Também teve a melhor colocação na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme).

Pela patente e pela liderança, Heleno é uma espécie de guru de Bolsonaro, principalmente, na área de segurança. Na campanha presidencial, chegou a ser cotado como candidato a vice, mas por divergências partidárias a vaga ficou com outro general, Hamilton Mourão.

O guru de Bolsonaro formou-se nos quarteis durante a ditadura, defende os governos instalados pelo golpe de 1964 e critica as administrações petistas. Mais habilidoso nas palavras do que Mourão, tende a concentrar mais poder do que o vice eleito.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?