metropoles.com

Funai de Bolsonaro encorajou ações anti-indígenas, diz nova presidente

Futura presidente da Funai, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) afirmou que o ex-presidente promoveu uma “foiçada” no órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Joenia Wapichana_Najara Araujo-Câmara dos Deputados
1 de 1 Joenia Wapichana_Najara Araujo-Câmara dos Deputados - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A futura presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana (Rede-RR), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma promessa de sua campanha à presidente, em 2018, e deu uma “foiçada” no órgão público. A fala ocorreu em entrevista da deputada federal ao UOL News.

Wapichana disse que o antigo mandatário da República promoveu, deliberadamente, o sucateamento e desmonte da Funai. “A política anti-indígena foi bastante encorajada dentro da Funai, hoje a Funai se encontra totalmente sucateada”, disse ao veículo.

A parlamentar também criticou a utilização de militares pelo antigo governo para lidar com as questões indígenas. “Colocou militares para gerir e facilitar invasões, entrada de pessoas para explorar e, por outro lado, perseguiu indígenas quando denunciaram em tribunais internacionais”, defendeu.

Indicada para presidir a Funai no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Joenia Wapichana também comentou a tragédia que atinge os povos Yanomami, em Boa Vista (RR).

Segundo a deputada, as cenas de miséria e fome, agravadas pelo avanço do garimpo ilegal na região, eram uma crise anunciada.

“Essa tragédia que estamos vendo já tinha sido avisada e alertada. Todas as autoridades já tinham conhecimento e não foi por falta de denúncia dos povos indígenas, Yanomamis, das próprias organizações e da própria comissão externa que apurou a responsabilidade naquele momento. Muitas denúncias foram encaminhadas por ações judiciais”, explicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?