metropoles.com

Franklin Martins assume redes de Lula com vistas à campanha de 2022

Há duas semanas, o jornalista e ex-ministro está à frente da comunicação do ex-presidente, que será candidato pelo PT ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Franklin Martins
1 de 1 Franklin Martins - Foto: Reprodução/Redes Sociais

De olho na campanha para 2022 à Presidência da República, a comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu início a estruturação da esquipe: acaba de ganhar o reforço do jornalista Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do Planalto, no primeiro mandato de Lula.

Franklin, que sempre manteve relações estreitas com o ex-presidente, passou a coordenar toda a comunicação nas redes de Lula há duas semanas.

Na semana passada, esteve em Brasília, onde, segundo petistas, acertou os ponteiros com Jilmar Tatto, que continua à frente das redes do PT. Segundo petistas, ficaram para trás rumores de desentendimentos entre as duas equipes.

Petistas apontam que, neste momento, o trabalho é de pré-campanha. “Claro que isso tem que ser feito em conjunto com o partido. Não dá para imaginar o trabalho da comunicação de Lula dissociada do PT”, disse um dos dirigentes do partido ao Metrópoles.

Militante de esquerda na luta contra a ditadura, Franklin Martins foi líder estudantil e membro da organização Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Participou de um dos episódios mais marcantes da resistência à ditadura, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, com o objetivo de forçar a libertação de 15 presos políticos. A ação foi realizada em conjunto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN).

Foi preso pela ditadura entre outubro e dezembro de 1968, quando era presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ.

Muda Mais

O jornalista foi responsável por uma das primeiras iniciativas em rede no campo da esquerda, o site Muda Mais, que funcionou durante a campanha de Dilma Rousseff à reeleição, paralelamente ao site oficial registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Dilma.br.

Na época, a publicação, foi acusada por opositores de municiar a militância digital com conteúdos contra adversários políticos da ex-presidente.

O PT entendeu que marcar desde agora presença forte nas redes sociais será fundamental para a campanha. O partido entende que o peso das redes hoje é muito maior do que em campanhas passadas.

Desde março deste ano, o ex-presidente é o político com maior notoriedade digital no Brasil, tendo superado o presidente Jair Bolsonaro no ranking de popularidade digital de pré-candidatos.

Novos baianos

Ainda não está definido quem será responsável pelo marketing da campanha.

Dois ex-marqueteiros de campanhas petistas estão fora de cogitação: João Santana, que já fechou com o futuro candidato do PDT, Ciro Gomes (CE), e que foi delator nos processos da Lava Jato, e Duda Mendonça, responsável pela campanha que levou Lula ao poder em 2003 e que chegou a ser réu nos processos do chamado mensalão. Mendonça, posteriormente, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No radar do PT está outro nome baiano, embora não tenha nada fechado: Raul Rabelo, que conduziu, por exemplo, a publicidade do partido em seu aniversário de 40 anos.

4 imagens
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília
Ex-presidente Lula da Silva (PT)
1 de 4

Ex-presidente Lula visita a Uniforja, em São Paulo

Reprodução
2 de 4

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília

Foto: Ricardo Stuckert
3 de 4

Ex-presidente Lula da Silva (PT)

Foto: Reprodução/ redes sociais
4 de 4

Divulgação

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?