metropoles.com

Fotos: sem máscara, deputados realizam culto evangélico na Câmara

Portaria da Casa obriga o uso da proteção em todas as dependências, sem exceção. Frente parlamentar diz que orientou sobre as regras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Frente Parlamentar Evangélica realiza culto no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.
1 de 1 Frente Parlamentar Evangélica realiza culto no Plenário 10 da Câmara dos Deputados. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Deputados da Frente Parlamentar Evangélica realizaram um culto, nesta quarta-feira (22/9), no Plenário 10 da Câmara. A presença de pessoas sem máscara, uma das principais medidas para frear a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chamou a atenção.

O local do culto fica em frente ao plenário onde será realizada a reunião da PEC 023/21, que modifica o regime de Precatórios da União.

Veja fotos:

5 imagens
Segundo o grupo, encontro é realizado semanalmente
Câmara obriga uso de máscaras em todas as dependências
Contudo, pessoas permaneceram sem a proteção
Frente Parlamentar diz ter orientado sobre a regra
1 de 5

Frente Parlamentar Evangélica realiza culto no Plenário 10 da Câmara

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Segundo o grupo, encontro é realizado semanalmente

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 5

Câmara obriga uso de máscaras em todas as dependências

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Contudo, pessoas permaneceram sem a proteção

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Frente Parlamentar diz ter orientado sobre a regra

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Segundo determinação da Câmara, a proteção facial é obrigatória em todas as dependências, sem exceção. A determinação está estabelecida na Portaria 107/20, que data de 30 de abril.

De acordo com a portaria, o uso da máscara é obrigatório em todos os espaços. “Fica determinada a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção facial, a partir de 30 de abril de 2020, em todas as dependências da Câmara dos Deputados”, cita trecho da regra.

A Frente Parlamentar Evangélica é presidida pelo deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). A assessoria de comunicação do congressista informou que todos os participantes, cerca de 15, segundo o gabinete, foram orientadas sobre as regras.

O grupo realiza desde o começo do ano cultos semanais. Até mesmo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já participou.

O gabinete do deputado Cezinha de Madureira informou, por telefone, que as pessoas que fazem uso da fala ao microfone retirar a máscara, o que seria natural em comissões da Casa. Além disso, os microfones são higienizados após o uso.

Em 2020, o culto foi realizado de forma remota por causa da pandemia de Covid-19. Agora, a celebração ocorre de forma híbrida (presencial e remota). Os plenários 2, 4 e 10 são os mais usados. A reunião conta em média com 40 pessoas.

Versão oficial

O Metrópoles questionou a Câmara dos Deputados sobre as regras para a realização de eventos religiosos, a cobrança de uso de máscara e as penalidades em caso de descumprimento.

Até a mais recente atualização desta reportagem, o órgão não havia respondido. O espaço continua aberto a esclarecimentos.

Na letra da lei

A Constituição Federal de 1988 garante a expressão religiosa, mas proíbe que o Estado mantenha relações com religiões. Esse é o princípio do Estado laico.

No Artigo 5, a lei destaca: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

Já no artigo 19, o texto determina que: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?