Foto com deputados alheios à manifestação contra PEC 55 viraliza
A imagem, clicada pela jornalista Gisele Arthur, acabou se tornando um símbolo da falta de comunicação entre a classe política e eleitores
atualizado
Compartilhar notícia
Dentro da Câmara dos Deputados, um grupo bem vestido come e bebe enquanto, pelos vidros, é possível ver policiais jogando bombas de gás lacrimogêneo em manifestantes. Era tarde de terça-feira (29/11), horas antes de um protesto contra a votação da PEC do Teto dos Gastos Públicos tornar a Esplanada dos Ministérios uma zona de guerra.
A imagem, clicada pela jornalista Gisele Arthur, acabou se tornando um símbolo da falta de comunicação entre a classe política e os eleitores. Enquanto os jovens entravam em confronto com policiais do lado de fora, o grupo assistia tudo, aparentemente alheio à confusão. Ao UOL, a repórter disse que jamais esperava uma repercussão tão grande da imagem.
“Os deputados estavam todos olhando. Mas, ao mesmo tempo, eu achei aquilo muito louco. O vidro, a manifestação lá fora”. Mesmo assim, o simbolismo foi corroborado por outras atitudes no restante do dia. Além do pacote anti-corrupção ter sido aprovado pela Câmara com diversas mudanças, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) foi flagrada fazendo compras em um shopping de Brasília enquanto seus colegas discutiam a PEC 55.