metropoles.com

Forster quer aproveitar “química” entre Bolsonaro e Trump nos EUA

Em sabatina no Senado, indicado para embaixada em Washington citou convite para o Brasil ser parceiro da Otan e de projeto na Nasa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Futuro embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster
1 de 1 Futuro embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster - Foto: Divulgação

Ao se apresentar para a sabatina no Senado, nesta quinta-feira (13/02/2020), o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para chefiar a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, afirmou que o principal desafio com os norte-americanos é intensificar a relação entre as duas nações.

“A diplomacia não pode se esgotar na conversa entre os dois chefes do Executivo”, defendeu. “Precisamos intensificar a relação aproveitando a excelente química entre os dois chefes de Estados”, disse Foster, referindo-se a Bolsonaro e Donald Trump.

Forster também informou que há convites do governo dos Estados Unidos para que o Brasil possa se tornar um parceiro global da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do Programa Artemis, desenvolvido pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa) de voo espacial tripulado, com o objetivo de pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024.

O indicado do mandatário do país elogiou a medida do governo de Bolsonaro de isenção de visto, unilateralmente, para turistas norte-americanos que queiram entrar no Brasil. A regra contraria o princípio da reciprocidade tradicionalmente adotada pela diplomacia brasileira.

No entanto, segundo Forster, serviu para incrementar o turismo de cidadãos dos Estados Unidos no Brasil. “Os números mostram um aumento de 15% do turismo norte-americano no Brasil, algo que não interessa muito”, destacou.

Forster foi indicado por Bolsonaro após o recuo do presidente em indicar para a representação brasileira em Washington o filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que não conseguir angariar apoio suficiente para a aprovação do nome no Senado.

Além de Foster, a Comissão de Relações Exteriores do Senado também analisa o nome do embaixador Hermano Telles para a embaixada brasileira no Líbano.

Desde 1992, Forster tem se especializado na América do Norte e, sobretudo, nos EUA, tendo assumido cinco cargos diferentes no país e um no Canadá. Hoje, é encarregado de negócios da embaixada em Washington e conhecido por ser um “olavista de carteirinha”. Ele é quem teria apresentado o atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ao professor de filosofia on-line Olavo de Carvalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?