Flávio Bolsonaro e Ricardo Salles deixam Noronha em jato particular
Senador pediu reembolso de passagens para o arquipélago e alegou “equívoco”. Flávio afirmou que vai devolver valor reembolsado indevidamente
atualizado
Compartilhar notícia
O filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, embarcaram em um jato particular na manhã desse domingo (1º/11) e deixaram Fernando de Noronha. O registro de Flávio e Salles chegando ao aeroporto e entrando na aeronave foram feitos pela TV Globo.
Flávio antecipou a volta, que estava prevista para 3 de novembro, após polêmica ao pendurar na conta do Senado a viagem particular para Fernando de Noronha. Depois que o caso foi revelado pelo Metrópoles, a assessoria do senador divulgou uma nota alegando “equívoco” e Flávio se manifestou dizendo que devolveria o valor.
Salles estava na ilha desde a semana passada, quando cumpriu compromisso oficial em eventos voltados para a liberação da pesca de sardinha nas ilhas da região, o que era proibido até então. Antes da medida, a população e moradores locais compravam o pescado do continente.
O ministro viajou com comitiva composta pelo secretário nacional da pesca, Jorge Seif Jr; pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro; pelo presidente da Embratur, Gilson Machado; e por outros membros de primeiro e segundo escalão.
Na ida, Salles voou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), mas decidiu emendar o feriado e afirmou que iria custear as próprias despesas, incluindo hospedagem e a passagem de volta, para poder passar o feriado no arquipélago.
Entenda o caso
No sábado (31/10), o parlamentar enviou pedido de retirada das passagens do Portal da Transparência. Um dia depois, nesse domingo (1º/11), a despesa havia sido removida do sistema. Segundo o senador, a devolução dos valores ocorrerá por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Veja:
Segundo o gabinete do parlamentar, “as passagens foram pagas pelo próprio senador, mas a equipe, por engano, pediu reembolso”. “Ele já fez a solicitação para cancelar o reembolso e para cancelar os pedidos de diárias”, informou a assessoria, na noite desse sábado (31/10).
Também chamado de “01”, o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro embarcou em Recife na manhã dessa quinta-feira (29/10), às 8h45, com destino ao arquipélago, onde desembarcou às 11h. A previsão de volta é na próxima terça-feira (3/11), após o feriado do Dia de Finados (2/11).
Trechos
Flávio tem reserva no voo que sai da ilha às 11h50, faz conexão na capital pernambucana e chega a Brasília nesta terça-feira (3/11), às 20h40. Todos esses trechos são operados pela companhia Azul. Esse bilhete do senador também foi apresentado ao Senado, que pagou o ressarcimento da passagem, conforme os registros.
Na ida, o senador ainda usou outro trecho, também bancado com recursos públicos, para se deslocar de Brasília para Recife. Em voo operado pela TAM, ele embarcou às 20h15, chegando na capital pernambucana na quarta-feira (28/10), às 22h45, onde pernoitou.
Só com as despesas de passagem, o Senado pagou R$ 1.620,60 para que o senador chegasse ao arquipélago. Esse foi o equivalente aos trechos usados pelo senador.