metropoles.com

Flávio Bolsonaro anuncia retorno do pai em 15/3 e depois volta atrás

Bolsonaro está nos EUA desde 30 de dezembro de 2022 e vem sendo pressionado a voltar ao Brasil, mas caso das joias tem preocupado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) e primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcam no Aeroporto Internacional de Doha, no Catar
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro (PL) e primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcam no Aeroporto Internacional de Doha, no Catar - Foto: Isac Nóbrega/PR

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou atrás na confirmação de retorno do pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao Brasil no próximo dia 15. No início da manhã desta terça-feira (7/3), Flávio publicou que Bolsonaro havia definido a data para retornar dos Estados Unidos. O parlamentar escreveu: “No dia 15 de março, o nosso Johnny Bravo volta para o Brasil. Já pode pendurar a bandeira verde e amarela e vestir as cores do nosso país”, fazendo referência ao apelido dado a Bolsonaro.

Minutos depois, o próprio Flávio voltou atrás e disse que a data é provável, mas ainda não está confirmada. “Assim que houver uma data definitiva, ele mesmo divulgará, tá ok!?”, completou o senador.

Veja:

Imagem mostra mensagem de Flávio Bolsonaro falando da volta do pai em 15/3 - Metrópoles
Flávio Bolsonaro fala da volta do pai no Twitter

Flávio apagou o post e publicou um novo:

Bolsonaro está nos EUA desde 30 de dezembro de 2022, antes mesmo de encerrar o seu mandato. A Presidência autorizou, no fim de fevereiro, a permanência de dois seguranças que seguirão acompanhando o ex-presidente no país até o dia 15 de março.

Ele vem sendo pressionado por aliados a voltar ao Brasil para liderar a oposição, mas receios com a Justiça adiaram o retorno. Nos últimos dias, a denúncia sobre as joias, avaliadas em R$ 16 milhões, dadas pelo governo da Arábia Saudita à então primeira-dama Michelle passou a preocupar o entorno do ex-mandatário.

As joias foram retidas pela Receita Federal em razão de tentativa frustrada de entrar ilegalmente no Brasil. A Polícia Federal instaurou nessa segunda-feira (6/3) um inquérito para investigar o episódio, que tem causado desgaste na imagem de Bolsonaro.

A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal em São Paulo quer colher os depoimentos de Bolsonaro, Michelle, do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, e de uma série de ex-assessores do ex-presidente e do ex-ministro sobre o caso da tentativa da comitiva do governo Bolsonaro de entrar ilegalmente com joias milionárias no país.

Discurso

Segundo o colunista do Metrópoles Paulo Cappelli, o ex-presidente prepara um discurso a seus apoiadores para o dia do retorno, com foco em críticas ao atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente falará sobre aspectos da economia que considera positivos em sua gestão. Citará dados de geração de empregos e criticará medidas tomadas pela equipe econômica de Lula. A pauta de costumes também terá vez. Bolsonaro vai criticar o fato de Lula ter retirado o Brasil da declaração internacional contra o aborto.

Bolsonaro condenará a política desarmamentista do governo Lula e citará invasões a terras produtivas, pelo MST, após a posse do petista. Dirigentes do MST participaram ativamente da eleição de Lula, estiveram presentes em reuniões da equipe de transição e influenciaram a escolha do ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Paulo Teixeira.

A informação sobre o suposto retorno no dia 15 de março circulava pelas redes bolsonaristas, e os grupos já se organizavam para recepcionar o político no aeroporto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?