metropoles.com

Flávio Bolsonaro aciona Kajuru no Conselho de Ética do Senado

A motivação para o processo é a gravação e divulgação de um diálogo entre o senador e chefe do Executivo, no qual falavam da CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, informou que protocolou nesta segunda-feira (12/4), no Conselho de Ética do Senado, um pedido de investigação contra o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Para Flávio, Kajuru teria quebrado o decoro parlamentar ao gravar e divulgar nas redes sociais a conversa telefônica com o presidente na qual Bolsonaro tenta convencer o senador a voltar as inverstigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19  para governadores e prefeitos, tirando o foco proposto inicialmente, do governo federal.

“Representei no Conselho de Ética do Senado contra o senador por sua postura imoral, não só de gravar uma conversa particular com o Presidente da República, bem como de dar publicidade a isso, tudo sem o consentimento ou a autorização de Bolsonaro”, disse o senador em vídeo distribuído por sua assessoria.

A representação, Flávio ainda critica a decisão tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que ordenou, na última sexta-feira (9/4), a instalação da CPI.

“Conforme se observa no vídeo, o diálogo se refere à CPI da Pandemia, cuja instauração compulsória no Senado Federal fora requerida pelo próprio Senador da República Jorge Kajuru, e deferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, fato que gerou notório clima de tensão institucional entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo”, argumenta Flávio na representação.

Mais cedo, o próprio presidente havia reclamado da divulgação, mas pediu a exposição de outros trechos que, segundo ele, ainda não estavam públicos.

Já o senador Kajuru informou que avisou ao presidente que publicaria a conversa com 20 minutos de antecedência e o mandatário não tentou impedir a publicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?