metropoles.com

“Fiquei lisonjeada”, diz Damares sobre citação de Celso de Mello

Decano do STF citou a frase: Meninos vestem azul e meninas veste rosa”, dita pela ministra para exemplificar a discriminação de homossexuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
damares senado
1 de 1 damares senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que se sentiu lisonjeada por ter sido citada no voto do ministro Celso de Mello, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que pede a criminalização da homofobia. Na ocasião, ele criticou a fala sobre “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”.

“Fiquei lisonjeada ao saber que tem um ministro que me acompanha”, disse a ministra, ao deixar a Comissão de Direitos Humanos do Senado, onde passou a manhã desta quinta-feira (21/2) para falar sobre as propostas da pasta comandada por ela para os próximos quatro anos.

Damares, no entanto, não expôs opinião sobre a criminalização da homofobia ou a equiparação da discriminação contra gays ao crime de racismo, em julgamento na Corte.

No voto, o relator do caso, Celso de Mello, citou pensamentos de grupos fundamentalistas e religiosos em nome do chamado “combate à ideologia de gênero”, mas que podem provocar discriminação e estimular a violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais.

Questionada por jornalistas, Damares também preferiu não comentar a indenização de R$ 10 mil que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), terá de pagar à deputada Maria do Rosário. “Eu gostaria de não falar sobre esse assunto”, disse.

Diferentemente de outras ocasiões em que a ministra se envolveu em polêmicas, Damares adotou um discurso mais conciliador. Ela defendeu que democracia é “alternância de poder” e agora é o momento de mostrar o que “a direita” tem a fazer pelos direitos humanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?