metropoles.com

“Fico pensando o que acha a mãe do Palocci”, afirma Lula em depoimento

O ex-presidente rebateu as acusações do ex-ministro, de que teria feito “pacto de sangue” de R$ 300 milhões com a Odebrecht

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou, em audiência nesta quarta-feira (13/9), o ex-ministro Antonio Palocci e o depoimento prestado por ele à Operação Lava Jato. “Fico pensando como está pensando a mãe dele (Palocci) agora que é militante e fundadora do PT. Fico imaginando como estão as pessoas que militavam com ele no PT. É lamentável”, criticou.

Lula afirmou que não sente raiva de Palocci, mas “pena por ele ter terminado uma carreira tão brilhante da forma como ele terminou”. Homem forte na Fazenda e na Casa Civil em dois governos — Lula e Dilma, respectivamente —, o ex-chefe das pastas apontou um “pacto de sangue” de R$ 300 milhões entre o petista e a Odebrecht.

“Eu lamento, porque eu sou um cara que gostei muito do Palocci, tive boa relação com Palocci, acho que o Brasil deve ao Palocci, mas lamentavelmente o Palocci se prestou a um serviço pequeno, porque inventar inverdades para tentar criminalizar uma pessoa que ele sabe que não cometeu os crimes que ele alegou é muito desagradável”, declarou.

Lula classificou Palocci como uma pessoa fria. Para o ex-presidente, o depoimento havia sido uma “simulação”.O Ministério Público Federal (MPF) quis saber do ex-presidente se ele não nunca havia identificado “essa faceta tão negativa” de Palocci.

“Não, eu terminei elogiando o Palocci. Eu disse que o Palocci foi o ministro da Fazenda muito competente, que ajudou muito este País. Eu disse que eu não conhecia era essa simulação que ele fez aqui semana passada”, afirmou Lula.

Para o ex-presidente, Palocci cumpriu um ritual durante o depoimento. O ex-presidente citou o patrono da Odebrecht, Emilio Odebrecht — delator da Lava Jato.

“Quem conhece o Palocci, como eu conheço, percebeu que ele estava cumprindo um ritual. Eu já vi o Palocci em situações difíceis na área econômica. O Palocci veio preparado para dizer que tinha um fundo que eu sabia, para dizer que o Dr. Emilio tinha me procurado para conversar, para dizer que eu tinha tentado bloquear a Justiça, que eu chamei ele pra conversar pra bloquear a Justiça”, disse.

Lula declarou que Palocci fez “um conjunto de simulações”. “Por isso que eu utilizei a palavra simulador, tudo com objetivo de duas coisas que é o objetivo de diminuir a pena dele, benefícios da delação, e quem sabe ficar com um pouco dos recursos que foram bloqueados, que ele ganhou como consultor. É isso, isso ficou claro quando ele disse: ‘estou aqui para ter os benefícios da lei’.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?