metropoles.com

FHC diz que Rodrigo Maia “brilha na escuridão”

Ex-presidente tucano, contrário à uma possível candidatura de Doria em 2020, tece elogios ao presidente da Câmara, que também quer concorrer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PSDB
moreno
1 de 1 moreno - Foto: Divulgação/PSDB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP)  usou as redes sociais para elogiar a postura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em meio ao cenário político conturbado pela publicações de diálogos dos membros da Operação Lava Jato e das últimas demissões feitas e anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O tucano disse que “Maia brilha na escuridão” e que é melhor “a chama da democracia que ilusão de grande chefe”.

“A troca de mensagens da Lava Jato continua. Idem a de cadeiras no governo. Por enquanto sem relação. Está difícil acertar o rumo. Sem partidos e sem governo a opinião se gruda na esperança: Maia brilha na escuridão celeste. Melhor a chama da democracia que ilusão do grande Chefe”, postou o ex-presidente

Os elogios de FHC ocorrem em um momento no qual o PSDB inaugura uma nova direção, encabeçada por Bruno Araújo (PSDB-PE) que assumiu o posto com a função de pavimentar o caminho para a candidatura do atual governador de São Paulo, João Doria, para a corrida presidencial em 2020. O nome de Doria não é bem visto por tucanos tradicionais para encabeçar a chapa tucana. Entre que torcem o nariz para Doria está o próprio FHC e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que antecedeu Araújo na presidência da legenda.

A troca de farpas no ninho tucano é intensa. Recentemente, o governador de São Paulo avaliou publicamente Alckmin deveria se licenciar do PSDB até a conclusão dos processos que responde na Justiça. O tucano é réu em processo envolvendo delações da empreiteira Odebrecht.

O apoio do ex-presidente a Maia também ocorre em um momento de embate de Maia com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação à reforma da Previdência, que sofreu modificações na Câmara. Guedes reclamou publicamente e Maia rebateu o ministro chamando o governo de “usina de crises”.

Maia esteve na posse de Araújo na convenção dos tucanos no início deste mês. Na ocasião, Doria se mostrou como alternativa para 2020 e Maia reforçou o discurso de que DEM e PSDB deveriam caminhar juntos, independentemente, de quem será o candidato de uma possível coligação que poderá incluir ainda o MDB.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?