metropoles.com

FHC diz que, numa disputa entre Lula e Bolsonaro, vota “no menos ruim”

O ex-presidente ressalta que vê o petista disputando as eleições de 2022 e destaca: “Lula é ele. Ele não é o mal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto Lula
Imagem do encontro entre Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - Metrópoles
1 de 1 Imagem do encontro entre Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - Metrópoles - Foto: Divulgação/Instituto Lula

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) antecipou o que seria sua opção nas eleições de 2022, caso uma eventual disputa no segundo turno se dê entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual ocupante da Presidência da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o tucano, ele votará no candidato “menos ruim”.

FHC não adiantou quem seria esse candidato, mas em entrevista, nesta terça-feira (16/3), ao portal Uol, ele reconheceu que Lula, a quem derrotou em duas eleições presidenciais, “tem jeito para a coisa”.

“O Lula foi calejado pela vida. Isso conta. Não é nenhum principiante. Ele deu uma entrevista agora e acertou em uns pontos fundamentais, ele tem jeito para a coisa”, disse  ex-presidente.

Em seguida, o político insistiu em dizer que, ao falar de Lula, não se faz menção à direita nem à esquerda. “Lula é ele. Ele não é o mal”, afirmou.

3 imagens
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 3

O ex-presidente tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em São Bernardo do Campo

Reprodução/ Redes Sociais
2 de 3

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Tânia Rêgo/Agência Brasil
3 de 3

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles

Para FHC, Lula é, sim, uma possível escolha do Partido dos Trabalhadores para ser o candidato à Presidência da República em 2022, devido à grande bagagem que carrega, em relação à trajetória política e pessoal.

“Lula tem experiência do mundo, do Brasil, da pobreza e enriqueceu. Não sei se Lula vai ter condições para ser candidato, ou se seria o melhor candidato, mas acho que, se ficar entre ele e Bolsonaro, voto em quem for menos pior”, comentou o ex-presidente.

Decisão de Fachin

Em outro momento, Fernando Henrique Cardoso discursou a respeito da decisão de Edson Fachin, que anulou as condenações políticas do petista. O tucano ratificou a importância de compreender, de maneira correta, a decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF.

“Não anularam as acusações. Anularam o processo, vão refazer o processo. Era fácil de reconhecer que o processo estava mal encaminhado”, explicou FHC.

FHC finalizou a parte da entrevista em que se referia a Lula falando que se sente esperançoso quanto a uma reviravolta política.

“Lamento por terem esperado tantos anos para descobrir a pólvora. Que é isso? Não tem muito cabimento. Agora, todo mundo ligado ao Lula vai interpretar como se fosse nulidade das acusações, não é nulidade do processo. Agora, politicamente abre-se um caminho novo, diferente. Vamos ver o que vai acontecer”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?