Fernando Bezerra Coelho emplaca irmão de Eduardo Campos na Fundaj
Antônio Campos, o Tonca, é aliado do líder do governo Bolsonaro no Senado e desafeto do governador de Pernambuco, Paulo Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo às voltas com as investigações da Lava Jato, que determinou o bloqueio de R$ 258 milhões de suas contas, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), demonstrou gozar de bastante prestígio junto ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Tanto que conseguiu emplacar na presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição voltada ao ensino e à pesquisa, um aliado: o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador daquele estado Eduardo Campos, falecido em acidente de avião durante a campanha presidencial de 2014.
A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (29/05/2019) no Diário Oficial da União (DOU).
Tonca, como Antônio Campos é conhecido, sucede o pesquisador Alfredo Bertini, também pernambucano, que foi indicado pelo ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodriguez e ficou menos de cinco meses no cargo.
Filiado ao Podemos e membro da Academia Pernambucana de Letras, Tonca é desafeto da viúva de Eduardo, Renata Campos, e do governador pernambucano, Paulo Câmara, as duas maiores lideranças do PSB daquele estado.
O advogado disputou a eleição para prefeito de Olinda em 2016, mas perdeu para o desconhecido Professor Lupércio (Solidariedade). Tonca atribuiu a derrota ao PSB.
Rompeu com o PSB
Sentindo-se abandonado e traído, rompeu com o partido e se filiou ao Podemos. Em 2018, tentou a Câmara dos Deputados, mas, com 3.658 votos, não se elegeu. Volta, na Fundaj, pelas mãos de Bezerra Coelho, a ocupar um cargo de expressão.
Magoado pela perda do cargo, Bertini soltou nota elogiando Vélez Rodriguez – “figura ímpar e que merece todo meu respeito intelectual” – e onde falou sobre sua gestão à frente da Fundaj: “O tempo, juiz da razão, fará o devido reconhecimento”.
A Fundaj
Sediada no Recife, a Fundação Joaquim Nabuco é vinculada ao Ministério da Educação e foi fundada em 1949. Desenvolve projetos de pesquisa e ensino com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.