Fernando Bezerra Coelho deixa liderança do governo no Senado
O senador comunicou a decisão ao presidente Bolsonaro na manhã desta quarta, um dia após ser derrotada em disputa por vaga no TCU
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) informou nesta quarta-feira (15/12), por meio de nota, sua saída do cargo de líder do governo no Senado.
“O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) entregou nesta manhã o cargo de líder do governo no Senado. O pedido foi formalizado ao presidente Jair Bolsonaro, a quem o senador agradece a confiança no exercício da função”, disse o senador no comunicado.
Entreguei nesta manhã o cargo de líder do governo no Senado. Formalizei o pedido ao presidente Jair Bolsonaro a quem agradeço a confiança no exercício da função.
— Fernando Bezerra (@fbezerracoelho) December 15, 2021
A saída ocorre um dia depois de seu nome ser preterido pelo Senado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). A eleição para o cargo foi vencida por Antonio Anastasia (PSD-MG), com 52 votos dos senadores. Bezerra Coelho obteve apenas 7 apoios e Kátia Abreu (PP-TO), outra concorrente, recebeu 19 votos.
No Senado, Bezerra foi o relator da PEC dos Precatórios e foi um dos avalistas do acordo que permitiu a aprovação da matéria.
Além disso, ele teve forte atuação em defesa do governo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o que lhe rendeu desgaste político diante das denúncias apuradas pelos senadores da comissão.
“Decepção”
De acordo com interlocutores próximos ao senador, ele esperava que os governistas e o próprio Planalto tivessem trabalhado para eleição a ministro do TCU, o que não ocorreu. A derrota teria significado uma decepção para o senador, segundo os mais próximos.
Bezerra não obteve nem os votos de seu partido, o MDB, que tem 15 senadores, nem o apoio do bloco governista formado pelo MDB, PP e Republicanos. Este grupo soma 23 senadores.