metropoles.com

Fernández chama Lula de “líder” e confirma ida do petista à Argentina

Presidente da Argentina, Alberto Fernández se reuniu com o Lula nesta manhã, após o domingo de posse do novo mandatário brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, posa com Lula para foto enquanto apertam as mãos. Ambos sorriem - Metrópoles
1 de 1 O presidente da Argentina, Alberto Fernández, posa com Lula para foto enquanto apertam as mãos. Ambos sorriem - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, defendeu que o presidente brasileiro recém-empossado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um “líder regional” e que a volta do petista ao governo representa um retorno do Brasil aos fóruns regionais, bem como o fortalecimento dos laços entre os dois países.

Lula e Fernández tiveram um encontro bilateral na manhã desta segunda-feira (2/1), no Palácio do Itamaraty. O mandatário brasileiro dedica o primeiro dia de governo a reuniões com representações estrangeiras. Ao menos 17 encontros estão agendados.

Aliado do petista, o argentino afirmou que os últimos quatro anos sob o governo de Jair Bolsonaro (PL) representaram um momento difícil para as relações entre os dois países, mas que isso está superado.

“Argentina e Brasil são dois países indissoluvelmente unidos, e nenhum momento político pode perturbar isso”, disse Fernández à imprensa, após a reunião. Ele também confirmou a visita oficial do petista a Buenos Aires, no próximo dia 23 de janeiro.

“Pessoalmente, acredito que o presidente Lula é um líder regional que vai dar um impulso para a América Latina muito importante, e sua presença no Brasil é a volta do país a todos os fóruns internacionais”, completou.

A primeira viagem internacional do petista será para a Argentina, com o objetivo de participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), maior fórum da América Latina. O governo de Jair Bolsonaro (PL) deixou o grupo em janeiro de 2020.

O presidente argentino explicou que tanto ele quanto Lula “compartilham o desejo de voltar a unir a América Latina como um espaço comum”. Contudo, nos últimos quatro anos, as relações com o governo brasileiro “foram mais difíceis”.

“Nos últimos anos, tive que presidir o Mercosul, a Celac, representar a América Latina no G7, representar o Mercosul no G20, e a ausência do Brasil nos fóruns internacionais foi algo muito evidente, e algo que não podemos permitir. O Brasil é um país muito importante para que esteja ausente”.

Encontros bilaterais

Nesta manhã, Lula teve reuniões com o rei da Espanha, Felipe VI, e com os chefes de Estado da Bolívia, Luís Arce; de Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló; e do Equador, Guillermo Lasso.

Pela tarde, estão previstos encontros com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do Chile, Gabriel Boric; e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve se reunir com o vice-presidente da China, Wang Qishan.

3 imagens
Lula e rei da Espanha, Felipe VI
Luis Arce, presidente da Bolívia, durante reunião com presidente Lula no Itamaraty
1 de 3

Presidente Lula com o chefe de Estado de Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Lula e rei da Espanha, Felipe VI

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Luis Arce, presidente da Bolívia, durante reunião com presidente Lula no Itamaraty

Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Bolívia adiantou que os dois chefes de Estado conversaram e decidiram “aprofundar uma ampla agenda de trabalho em benefício das populações”, com foco em temas como questões de “fronteira, energia elétrica, investimento e comércio”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?