metropoles.com

Fenapef sobre Rolando de Souza na PF: “Mantemos vigilância sobre autonomia”

Entidade representativa também pediu articulação por projetos de interesse da corporação, como a Lei Orgânica da Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em tom crítico, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) comentou, em nota, a nomeação de Rolando de Souza como o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF). Para a entidade, que reúne mais de 14 mil representantes da PF, Souza trata-se de “um nome técnico e preparado para assumir a missão em um momento de muitos desafios”. Entretanto, a entidade destacou, logo no primeiro parágrafo, que irá manter a “vigilância” prezando pela “autonomia” da PF.

“Sobre a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) reafirma seu compromisso de manter a vigilância em relação à autonomia das operações e dos trabalhos investigativos da Polícia Federal”, destacou a entidade.

Rolando entrou no lugar do nome preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o cargo, o de Alexandre Ramagem, amigo dos seus filhos. A nomeação chegou a ser feita, mas foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Projetos de interesse

A Fenapef defendeu, ainda, que Rolando incorpore as pautas da categoria ao seu trabalho. A bandeira do chamado ciclo completo, que pulveriza o poder de investigação das polícias, também foi lembrada — a questão divide as entidades representativas da Polícia Federal.

“Fenapef espera que Souza reforce a parceria com a entidade e acredita que o novo diretor abra diálogo para a implementação dos projetos que já estão em andamento, principalmente a Lei Orgânica da Polícia Federal, que aguarda implementação há mais de trinta anos”, escreveram.

Posse

Souza foi empossado nesta segunda-feira (04/05) pelo presidente, uma hora depois de ser nomeado no Diário Oficial da União (DOU). Ele é braço direito de Ramagem e trabalhava, até então, como secretário de Planejamento da Abin. Superintendente da PF de Alagoas entre 2018 e 2019, substitui Maurício Valeixo no comando da corporação.

Souza trabalhava na Abin
A nomeação ocorre em meio aos desentendimentos sobre o comando do órgão
1 de 4

Novo diretor da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza

3 de 4

Souza trabalhava na Abin

ASCOM PM AL
4 de 4

A nomeação ocorre em meio aos desentendimentos sobre o comando do órgão

Veja a nota na íntegra:

Sobre a nomeação do diretor-geral da Polícia Federal

Sobre a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) reafirma seu compromisso de manter a vigilância em relação à autonomia das operações e dos trabalhos investigativos da Polícia Federal.

Com relação a Rolando Souza, entende que é um nome técnico e preparado para assumir a missão em um momento de muitos desafios. Fenapef espera que Souza reforce a parceria com a entidade e acredita que o novo diretor abra diálogo para a implementação dos projetos que já estão em andamento, principalmente a Lei Orgânica da Polícia Federal, que aguarda implementação há mais de trinta anos.

A Federação Nacional dos Policiais Federais não se furtará à defesa intransigente dos trabalhos de investigação da Polícia Federal e de todos os policiais federais, buscando sempre a melhoria e independência das investigações criminais em nosso país. A entidade acredita na modernização da Polícia Federal, com porta única de entrada, ciclo completo de polícia e manutenção da autonomia investigativa que o órgão já detém, sem interferência política na atuação dos policiais federais.

Brasília, 4 de maio de 2020
Federação Nacional dos Policiais Federais

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?