Felipe Neto, Xuxa, Porchat e Casagrande pedem impeachment de Bolsonaro
O pedido de afastamento, chamado Vidas Brasileiras, ainda não foi protocolado na Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
Artistas, profissionais de saúde e escritores lançaram, nesta segunda-feira (24/5), a iniciativa Vidas Brasileiras, para defender o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O pedido de afastamento, todavia, ainda não foi formalizado na Câmara dos Deputados. Atualmente, há 118 requerimentos protocolados.
No pedido, o grupo destaca que Bolsonaro disseminou informações falsas em relação aos riscos da pandemia, divulgou e incentivou a adoção de “tratamento precoce”, que consiste no uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19. Além disso, o chefe do Executivo federal teria desautorizado a aquisição de imunizantes e questionado a segurança dos fármacos, atrasando o processo de vacinação da população.
Segundo os subscritores do documento, o mandatário da República, em suas declarações, violou o decoro e a dignidade de seu cargo e afrontou a honra e a dignidade nacionais – praticando, dessa forma, o crime de responsabilidade tipificado no artigo 9º da Lei nº 1.079, de 1950, a Lei do Impeachment.
O grupo pontua que Bolsonaro, em inúmeras ocasiões, descumpriu normas legais e regulamentares, ao provocar aglomerações, nelas permanecer sem máscara e estimular pessoas a também não utilizarem a proteção facial em espaços públicos. Com isso, o titular do Palácio do Planalto colocou em perigo a sua saúde e a de terceiros, e incentivou a população a também adotar comportamento antijurídico e de risco.
Os signatários do pedido são: escritor e líder indígena Ailton Krenak, jornalista Cristina Serra, ator Fabio Porchat, youtuber Felipe Neto, cantor Chico César, pastor Hermes Fernandes, atriz Julia Lemmertz, padre Júlio Lancellotti, médica Ligia Bahia, cientista Marcelo Gleiser, apresentadora Xuxa Meneghel, escritor Raduan Nassar, médico Vanderson Rocha, técnica de enfermagem Veronica Brasil, e comentarista esportivo Walter Casagrande.
Veja o documento:
Pedido de impeachment contra Bolsonaro by Metropoles on Scribd