metropoles.com

Fábio Ramalho, do MDB, oficializa candidatura à presidência da Câmara

Esta é a terceira vez que o deputado disputa o comando da Casa. Na última vez, em 2019, o emedebista obteve 66 votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fábio Ramalho – deputado federal
1 de 1 Fábio Ramalho – deputado federal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG) oficializou, nesta quarta-feira (20/1), a candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. O emedebista reclama que a Câmara, a “Casa do povo”, está distante da sociedade.

“Não sou candidato apoiado por poucos líderes ou pelo Palácio do Planalto. Sou candidato do plenário da Casa. Eles [os deputados] vão ter consciência na hora de votar”, afirmou Ramalho. “Não podemos empoderar 12 pessoas e tirar o poder de 500”, acrescentou.

Segundo o emedebista, a prioridade da sua gestão será vacinar a população e acabar com teto de gastos durante a pandemia da Covid-19. “Nenhum país do mundo tem isso [teto de gastos] em momento de pandemia”, disse ele, acrescentando que a população precisa de “vacina, comida e emprego”.

Mensagem

“Não desista, que uma hora você vai ganhar a eleição”, disse Agostinha Ramalho, mãe do deputado. Essa é a frase de abertura de um vídeo contando a história do parlamentar. O conselho foi para a primeira disputa eleitoral do parlamentar, mas ele o levou para a vida.

Afinal, esta é a terceira vez que Ramalho disputa a presidência da Casa. Na última vez, em 2019, o emedebista obteve 66 votos, perdendo para o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Antes, o emedebista foi 1° vice-presidente da Câmara entre 2017 e 2018.

O parlamentar é do mesmo partido que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por Maia e que, ao lado do deputado Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, é o principal concorrente da disputa.

Adversários

Rossi contabilizava o apoio de 12 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB e Rede -, com 295 deputados. Com a potencial saída do PSL, ficaria com 242 deputados.

Já Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante – 196 parlamentares. O Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 206 deputados. Com o iminente ingresso do PSL, passaria a 259.

Além de Ramalho, Rossi e Lira, os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são candidatos.

4 imagens
Brasília (DF), 15/01/19. Fábio Ramalho - deputado federal - entrevista ao metropoles.  Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados
1 de 4

Fábio Ramalho

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
2 de 4

Brasília (DF), 15/01/19. Fábio Ramalho - deputado federal - entrevista ao metropoles. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Plenário da Câmara dos Deputados

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
4 de 4

Câmara dos Deputados

Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?