Exoneração de ministros é publicada em edição extra do Diário Oficial
O primeiro nome publicado na edição extra do Diário Oficial da União é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
atualizado
Compartilhar notícia
Por 55 votos a 22, o Senado decidiu pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, na manhã desta quinta-feira (12/5). A decisão dos parlamentares, desencadeou uma dança das cadeiras no alto escalão do governo. O primeiro nome publicado na edição extra do Diário Oficial da União é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi exonerado do cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil.
José Eduardo Cardozo deixou o cargo de Advogado Geral da União. Também saíram do governo, Jacques Wagner, que era Ministro de Estado Chefe do Gabinete Pessoal da Presidente da República e Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho, Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União. Há mudanças também na Secretaria Executiva da Casa Civil e na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil. Michel Temer afirmou que os novos ministros tomam posse ainda nesta quinta.Senado
Vinte horas e 34 minutos após aberta a sessão, o Senado aprovou o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a instauração do processo de impeachment contra a petista por crime de responsabilidade.
Dilma recebeu 55 votos pela retirada temporária dela, 22 contra. Não houve nenhuma abstenção. Com a decisão, a petista será afastada do cargo por até 180 dias, período em que deverá ser julgada por crime de responsabilidade, e o vice-presidente Michel Temer assumirá a presidência interina do País.
Após o resultado, Renan informou que a presidente será notificada ainda na manhã desta quinta-feira, 12, da decisão do Senado. Caberá ao primeiro-secretário da Casa, senador Vicentinho Alves (PR-TO), fazer essa notificação pessoalmente.