metropoles.com

Exército nega ajuda a comitiva parlamentar em visita a terras Yanomami

Comitiva estava em Roraima para realizar diligências na região. Grupo de parlamentares investiga ação de garimpeiros nas terras indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chico Batata/Greenpeace
Mining in the Yanomami Indigenous Land in BrazilGarimpo na Terra Indígena Yanomami
1 de 1 Mining in the Yanomami Indigenous Land in BrazilGarimpo na Terra Indígena Yanomami - Foto: Chico Batata/Greenpeace

O Exército Brasileiro, por intermédio do general Francisco Humberto Montenegro Júnior, negou a uma comitiva parlamentar a oferta de apoio logístico para que os deputados e senadores visitassem territórios Yanomami, em Roraima. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria do senador Humberto Costa (PT-PE), autor do ofício solicitando apoio.

Na peça, o senador relata que, na última semana, solicitou apoio logístico para realizar diligências externas entre as comunidades localizadas entre Boa Vista (RR) e o distrito de Surucucu.

Seis dias depois, quando os parlamentares já estavam na região, o Exército respondeu que não seria possível prestar auxílio “tendo em vista a restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”.

“Por oportuno, solicito a vossa excelência considerar a possibilidade de encaminhar ao Ministério da Defesa a presente solicitação, a fim de verificar a viabilidade de atendimento por intermédio de outra força”, sugere o militar.

Veja a íntegra do documento:

MINISTÉRIO DA DEFESA by Metropoles on Scribd

A comitiva em questão foi criada diante dos recentes episódios de violência sofridos pelos povos Yanomamis, que temem com o avanço do garimpo ilegal em seus territórios. A missão oficial dos parlamentares terminou nessa quinta-feira (12/5).

Participam da comitiva os senadores Chico Rodrigues (União-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Leila Barros (PDT-DF), além da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?