Ex-senador e ex-presidente do TCU Iram Saraiva morre aos 75 anos
Saraiva foi vítima de um câncer. Pelas redes sociais, políticos goianos lamentaram a morte
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador por Goiás Iram Saraiva faleceu nesta quinta-feira (09/04), vítima de um câncer. O político, advogado e professor, que tinha 75 anos, estava havia cinco meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para cuidar da doença.
Ele será cremado na capital paulista e não terá velório, por causa da pandemia do novo coronavírus. Saraiva deixa a esposa e três filhos – um deles, Iram Saraiva Júnior, também já ocupou cargos públicos, inclusive já foi vereador por Goiânia e deputado estadual.
Além de senador e ministro, o goiano foi ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal. Ele assumiu seu primeiro cargo, na Câmara Municipal de Goiânia, capital do estado, em 1973, ainda durante a Ditadura Militar.
Filiado até o início da década de 1990 ao partido de oposição ao regime ditatorial, o MDB, atuou como advogado de presos políticos – no início dos anos 2000, aliás, ele voltou ao MBD e foi eleito vereador.
Em 1990, disputou o governo de Goiás pelo PDT, sendo derrotado por Iris Rezende (MDB), atualmente prefeito de Goiânia. Desde 1980, estava em uma cadeira de rodas, em função de um acidente de carro.
Em nota enviada ao Metrópoles, o atual presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro, manifestou pesar em nome da corte. “Intelectual, professor, parlamentar, homem de cultura, o Ministro Iram deixa um legado de grande valor para todo o Sistema Tribunais de Contas. Durante sua Presidência, no biênio 1999-2000, adotou inúmeras medidas de grande importância e que aproximaram o Tribunal do Parlamento, da sociedade. Foi um vencedor. Superou as limitações físicas e soube ultrapassar os obstáculos que a vida lhe impôs”, destacou.
Pelo Twitter, vários políticos goianos lamentaram a morte de Saraiva. O governador Ronaldo Caiado (DEM) manifestou pesar, destacando que Saraiva, “com grande conhecimento jurídico, sempre foi muito respeitado em Goiás”. Os ex-governador José Eliton (PSDB) também prestou condolências: “Deixa um legado de luta por valores democráticos, pelo Brasil e por Goiás”.
O presidente do MDB no estado goiano e ex-deputado federal Daniel Vilela destacou a contribuição dele para o povo de Goiás. “Homem de rara inteligência e que contribuiu muito”, escreveu. Já Iris Rezende emitiu nota dizendo que GO “perde um grande político, que atuou sempre com honradez e foi exemplo de superação para os goianos”.
É com profundo pesar que recebo a notícia da morte de Iram Saraiva. Foi vereador, deputado, senador por Goiás e ministro do Tribunal de Contas da União. Com grande conhecimento jurídico, sempre foi muito respeitado em Goiás. Que Deus conforte os corações de familiares e amigos.
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) April 9, 2020
E com pesar que lamento o falecimento do ex-senador e ex-ministro do TCU Iram Saraiva.
Deixa um legado de luta por valores democráticos, pelo Brasil e por Goiás.
Que Deus possa confortar a família e amigos pic.twitter.com/yD2UtbRN7c
— Zé Eliton (@JoseEliton_Jr) April 9, 2020
Nós do MDB lamentamos muito a morte de Iram Saraiva. Homem de rara inteligência e que contribuiu muito com Goiás. Tive o privilégio de ser vereador ao seu lado, depois dele ter acumulado notória experiência como deputado, senador e presidente do TCU. Meus sentimentos à família. pic.twitter.com/cTQR0QJg4H
— Daniel Vilela (@DanielVilela15) April 9, 2020