Ex-senador do Centrão ganha cargo no Ministério do Turismo
Vicentinho Alves ficou em quarto lugar na tentativa de se reeleger ao Senado pelo Tocantins e, agora, ocupará Secretaria de Infraestrutura
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-senador Vicentinho Alves (PL-TO), integrante do Centrão, ganhou um cargo no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29/7) traz a nomeação do ex-parlamentar para o cargo de secretário nacional de Infraestrutura do Ministério do Turismo.
Vicentinho não conseguiu renovar o mandato de senador em 2018. Ele tentou uma das duas vagas pelo estado do Tocantins. Ele teve 176 mil votos e ficou em quarto lugar no pleito. Foi deputado federal entre 2007 e 2011 e senador entre 2011 e 2019.
A nomeação de Vicentinho não é o primeiro agrado de Bolsonaro ao Partido Liberal, sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no escândalo do Mensalão.
Em maio, o ex-presidente da Casa da Moeda Alexandre Borges Cabral assumiu a vaga de Romildo Rolim no comando do Banco Nacional do Nordeste. Cabral mal chegou a ocupar o cargo e foi substituído pelo interino 24 horas após a nomeação.
O Tribunal de Contas da União (TCU) apura suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda durante a gestão de Cabral, em 2018. O prejuízo é estimado em R$ 2,2 bilhões, segundo a apuração.
Outro partido do Centrão, o PR, ao qual Bolsonaro já foi filiado, também ganhou o comando do mais importante órgão de financiamento da educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Marcelo Lopes da Ponte, que era chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), passou a comandar o FNDE.