Ex-secretário de Rollemberg é nomeado para governo Bolsonaro
José Guilherme Tollstadius Leal será responsável pela Secretaria de Defesa Sanitária. O órgão será ligado ao Ministério da Agricultura
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-secretário da Agricultura do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), José Guilherme Tollstadius Leal será secretário de Defesa Sanitária no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no governo de Jair Bolsonaro (PSL). A escolha foi divulgada nesta terça-feira (18/12) pela assessoria de imprensa do presidente eleito.
Segundo a equipe de comunicação de Bolsonaro, o ministério está sendo reorganizado para buscar maior eficiência, “baseado no sistema de autocontrole empresarial, em maior transparência normativa e no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária”.
Desde janeiro deste ano, José Guilherme Tollstadius Leal já chefiava o gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. No governo Rollemberg, ele foi exonerado da Secretaria de Agricultura do DF em agosto de 2017 para assumir a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).
Veja a lista dos outros secretários escolhidos para a pasta que será comandada pela deputada Tereza Cristina (DEM-MS):
Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação
– Nenhum nome foi divulgado ainda.
A secretaria vai articular, facilitar, promover e alinhar a inovação voltada para o desenvolvimento rural, por meio da Embrapa, das empresas de pesquisa agropecuária estaduais, instituições federais de ensino e de apoio financeiro à pesquisa. A secretaria vai cuidar, também, dos programas nacionais de irrigação e das questões relativas à produção sustentável, como a agricultura de baixo carbono.
Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
– Fernando Henrique Kohlmann Schwanke – Engenheiro florestal. É superintendente regional da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais em Santa Catarina. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).
A secretaria vai abrigar programas hoje dispersos em diversos ministérios. Vai trabalhar na busca de alternativas de negócios para os produtores e dará nova abordagem à assistência técnica e à extensão rural. Irá, também, reforçar o cooperativismo e o associativismo rural.
Secretaria da Aquicultura e Pesca
– Jorge Seif – Formado em administração de empresas e marketing. Atua desde 1999 na pesca industrial. É produtor rural e proprietário de um terminal pesqueiro e de embarcações.
A secretaria receberá as atribuições que hoje estão no Ministério da Pesca. Entre seus objetivos, estão a busca de garantias para dar maior segurança jurídica às atividades e a ampliação do mercado internacional.
Secretaria de Comércio e Relações Internacionais
– Orlando Leite Ribeiro – Economista e diplomata. Embaixador, trabalhou no setor de promoção comercial em Nova York e nos setores econômicos em Washington e Assunção. Foi chefe da divisão de Agricultura e Produto de Base. Desde dezembro de 2016, ocupa o cargo de diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, do Ministério das Relações Exteriores.
A secretaria trabalhará pela ampliação dos mercados para os produtos brasileiros, com a negociação do fim de barreiras sanitárias e fitossanitárias que hoje atingem o comércio do país.
Secretaria de Política Agrícola
– Eduardo Sampaio Marques – Engenheiro agrônomo e mestre em agronomia. Está na Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, desde agosto de 2017. Na pasta, já atuou também na Secretaria de Relações Internacionais e de Política Agrícola.
A secretaria terá foco nas questões relativas ao crédito, buscando taxas equalizadas para pequenos e médios produtores e novos mecanismos de financiamento. Vai trabalhar para ampliar e modernizar o seguro rural, utilizando recursos orçamentários hoje destinados a suporte de preços. Os programas de apoio à agricultura familiar serão mantidos.
Secretaria de Defesa Sanitária
– José Guilherme Tollstadius Leal – Engenheiro agrônomo. Desde janeiro deste ano é chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura. Foi presidente da Emater do Distrito Federal e secretário de Agricultura.
A secretaria será reorganizada para buscar maior eficiência, baseada no sistema de autocontrole empresarial, em maior transparência normativa e no fortalecimento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
Secretaria Especial de Assuntos Fundiários
– Luiz Antônio Nabhan Garcia – Empresário rural na atividade agropecuária. É técnico em zootecnia. Presidente da União Democrática Ruralista (UDR).
A secretaria vai tratar da regularização fundiária, incluindo as atividades de identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas, o licenciamento ambiental e as políticas de reforma agrária.