metropoles.com

Ex-presidente da Anvisa: governo estimulou imunidade de rebanho à custa de vidas

Cláudio Maierovitch participa de audiência pública interativa promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Maierovitch
1 de 1 Maierovitch - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O médico sanitarista Cláudio Maierovitch afirmou, nesta sexta-feira (11/6), que o governo federal estimulou a “imunidade de rebanho à custa de vidas humanas”. Ele participa de audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Nas palavras do ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Estado “se manteve na produção de imunidade de rebanho para nossa população, ao invés de adotar medidas reconhecidas pela ciência para contornar essa crise”.

A tese consiste em expor o maior número de pessoas ao novo coronavírus, para que a população desenvolva, por meio da infecção, a imunidade ao vírus causador da Covid-19.

“Esse é um plano que pairou em março de 2020, quando alguns líderes internacionais acreditavam que o melhor caminho para vencer a crise era de que a doença se espalhasse rapidamente. Quem tivesse que morrer morreria, e quem sobrevivesse continuaria tocando a economia. Morreriam os mais frágeis, desonerando a Previdência, desonerando o sistema de saúde. Do ponto de vista econométrico, poderia até ter um acontecimento positivo”, criticou o sanitarista.

Cláudio Maierovitch é médico sanitarista e foi presidente da Anvisa, no período entre 2003 e 2008. O cientista também ocupou a direção da Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde de 2011 a 2016. Atualmente, trabalha na coordenação do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília (DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?