metropoles.com

Ex-comandante do Exército critica Macron e fala de “ameaça militar”

General Villas Bôas fez longa série de posts no Twitter atacando o francês pelo que chamou de “ataques diretos à soberania brasileira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Ex-comandante do Exército entre 2015 e o início deste ano, hoje assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o general Eduardo Villas Bôas elevou a tensão cercando a crise das queimadas que assolam a região amazônica ao fazer uma longa série de postagens no Twitter, na noite desta quinta-feira (22/08/2019), atacando o presidente da França, Emmanuel Macron, por pedir que o assunto seja discutido na reunião do G7 deste fim de semana.

O general, um dos militares mais respeitados hoje nas Forças Armadas, com grande ascendência, afirmou que a ação do presidente francês significa “ataque direto à soberania brasileira”, e inclui “objetivamente, ameaças de emprego do poder militar”.

Veja a thread (os posts em sequência) publicada por Villas Bôas:

“A questão ultrapassa os limites do aceitável na dinâmica das relações internacionais. É hora do Brasil e dos brasileiros se posicionarem firmemente diante dessas ameaças, pois é o nosso futuro, como nação, que está em jogo”, escreveu Villas Bôas.

Governo incomodado

A postura de Macron enfureceu o governo brasileiro – incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que reagiu criticando o que chamou de “mentalidade colonialista” e “tom sensacionalista” do francês ao tentar obter “ganhos políticos” explorando a questão das queimadas na Amazônia.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), indicado pelo pai ao posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos e cotado até para assumir o comando do Ministério das Relações Exteriores, pouco antes das manifestações do general havia publicado um vídeo no Twitter no qual o presidente francês é classificado de “completo idiota”. “Recado para @Emmanuel Macron”, escreveu o “filho zero três” de Bolsonaro, atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?