Ex-advogado de Flávio Bolsonaro ganha cargo no Ministério da Justiça
Rodrigo Roca, um dos defensores do senador no caso das rachadinhas, foi nomeado secretário Nacional do Consumidor
atualizado
Compartilhar notícia
O advogado Rodrigo Roca, um dos defensores do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das “rachadinhas”, foi nomeado nesta quarta-feira (9/3) secretário Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação foi publicada na edição regular do Diário Oficial da União (DOU).
Roca deixou a causa do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana passada e precisou se desvincular do escritório de advocacia do qual era sócio.
Na Senacon, secretaria responsável pela política nacional do consumo, Roca atuará contra a exigência do comprovante de vacina contra a Covid-19, o passaporte da vacina.
Segundo o jornal O Globo, a atuação do novo secretário deve ser na linha de garantir o acesso aos bens de consumo sem exigência do comprovante de vacinação. Ele deve sustentar que o consumidor possui direitos fundamentais que não podem ser prejudicados por exigência de passaporte da vacina para ingresso em restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos.
Além de Flávio, Roca defendeu o ex-governador do Rio Sergio Cabral, que hoje está preso. O advogado atuou também na defesa de diversos militares acusados de crimes durante a ditadura, entre eles, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, condenado por tortura e reverenciado publicamente pelo presidente Bolsonaro.
O advogado integrou a equipe de defesa do filho 01 do presidente num momento em que ele conseguiu vitórias judiciais importantes. Em novembro de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou todas as decisões tomadas pelo juiz Flávio Itabaiana, da primeira instância da Justiça fluminense, o que levou a investigação a praticamente começar do zero.
Perfil
Rodrigo Henrique Roca Pires é mestre em direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e atua como advogado desde 1997. Ele presidiu o Procon do Rio de Janeiro em 2013.
Ao longo de sua carreira, participou como membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-RJ, como julgador, e foi membro da Comissão de Direito Ambiental (OAB-RJ), além de ter atuado como professor da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Roca é ainda irmão da advogada Luciana Pires, que também atua na defesa do filho do presidente. Luciana é próxima do ministro da Justiça, Anderson Torres.