metropoles.com

Eventual ida de Lula a ministério seria só por contribuição, diz Paulo Teixeira

Teixeira reforçou que a proposta de ter Lula no governo não seria para ele obter foro privilegiado. Deputado chegou a defender que há anomalias e desrespeito na condução de processos contra ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Lula – Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Lula – Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O deputado federal e aliado de Luiz Inácio Lula da Silva Paulo Teixeira (PT-SP) evitou defender abertamente que o ex-presidente assuma um ministério no governo Dilma Rousseff. Ele reforçou, no entanto, o discurso petista de que, se Lula assumir, será para contribuir com os “rumos do país” e não para se defender nos processos em que é investigado, na Justiça Federal em Curitiba e no Ministério Público de São Paulo.

“A ida ou não dele para o governo da presidenta Dilma Rousseff não diz respeito à proteção, diz respeito à contribuição que ele possa dar”, afirmou.

O Ministério Público de São Paulo pediu nessa quinta-feira (10/3) a prisão preventiva de Lula, depois de denúncia por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

O ex-presidente nega a propriedade do apartamento, que foi reformado pela OAS. Na sexta-feira (4), Lula já havia sido alvo da operação Lava Jato e foi levado de forma coercitiva para depor.

Teixeira reforçou que a proposta de ter Lula no governo não seria para ele obter foro privilegiado. “Não defendo a ida dele por esta razão, é legítimo que ele vá para contribuir com os rumos do país”, disse. “Ele na condição de ex-presidente da República que contribuiu muito para o país, pode contribuir no governo da presidenta Dilma Rousseff.”

O deputado chegou a defender que há anomalias e desrespeito na condução de processos contra Lula e que, a seu ver, ex-presidentes deveriam ter imunidade e foro privilegiado.

“Está havendo uma anomalia na condução desses processos, precisa ser revista a forma de condução não só no primeiro grau. A imunidade e o foro privilegiado deveriam valer para o ex-presidente”, afirmou o deputado petista.

Lava Jato e Ministério Público
Teixeira repetiu que a investigação da Lava Jato e a denúncia do MP-SP contra Lula não têm base legal. Com relação ao tríplex do Guarujá, Teixeira disse que, se a prática usada por Lula e sua mulher Marisa Letícia for criminalizada, muitas pessoas que compram imóveis no País passarão a incorrer em crime.

“É uma prática legal e comum no mercado imobiliário”, disse sobre a compra de cotas e eventual desistência de se comprar um imóvel – como alega a defesa de Lula.

Teixeira chegou pouco depois das 10h da manhã ao Instituto Lula na capital paulista, onde o ex-presidente já se encontrava. Pouco depois chegaram os advogados de Lula, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin, e o senador petista Lindbergh Farias (RJ). Mais cedo, chegou também ao instituto do ex-presidente o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

Ministério da Justiça
Cogitado como nome do PT para o Ministério da Justiça, Paulo Teixeira desconversou. “Isso não está em questão”, afirmou. O deputado destacou que Wellington César Lima e Silva não deixou ainda o posto de ministro da Justiça e tem ainda algum tempo para decidir se vai pedir exoneração no Ministério Público da Bahia.

O STF estabeleceu o prazo de 20 dias a partir da publicação da ata do julgamento. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o ministro não poderia ocupar o cargo na Esplanada enquanto ainda se mantiver como servidor do Ministério Público da Bahia. “Temos ministro da Justiça e não cabe discutir o cargo ocupado por uma pessoa”, afirmou o deputado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?