metropoles.com

Eunício vai recorrer para manter votação secreta no Senado

Senador evitou comentar decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Representantes da campanha contra o projeto que acaba com a obrigatoriedade do selo indicativo do uso de transgênicos nas embalagens
1 de 1 Representantes da campanha contra o projeto que acaba com a obrigatoriedade do selo indicativo do uso de transgênicos nas embalagens - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), anunciou, nesta quarta-feira (19/12), que vai recorrer da decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que impõe o voto aberto para a eleição do presidente da Casa em fevereiro de 2019. Em declaração rápida no plenário da Casa, ele não fez comentários sobre o tema, apenas anunciando que prepará recurso. “O Senado Federal vai tomar as devidas providências legais. É recorrer de uma decisão, que é o que cabe ao Senado fazer”, disse Eunício. Com informações de O Globo.

A decisão de Marco Aurélio Mello é liminar e atende a pedido do senador Lasier Martins (PSD). A iniciativa de Lasier mira a possível candidatura de Renan Calheiros (MDB). Ele e outros senadores insistiram na votação de um projeto que torna o voto aberto para a escolha do novo presidente. Eunício Oliveira (MDB) encerrou o ano legislativo sem apreciá-lo.

Pelo regimento do Senado, a escolha do presidente é por voto secreto. Senadores do grupo de Lasier apostam que o voto aberto constrangerá colegas, diminuindo as chances de vitória de Renan.

Ao Supremo, Lasier alegou que a Constituição Federal não prevê voto secreto para a eleição da Mesa Diretora do Senado. Para ele, isso significa que o voto deve ser aberto e, por consequência, a regra do regimento interno do Senado é inconstitucional.

Operando nos bastidores por um novo mandato como presidente do Senado, Renan correu ao plenário da Casa, assim que a decisão foi anunciada, para criticá-la. Ele disse que todas as eleições para a escolha de ocupantes de postos de comando são fechadas e que isso é um princípio da democracia.

“O voto secreto é princípio de eleição. Não há nenhuma eleição no mundo que não seja por voto secreto. O regimento desta Casa diz isso. O regimento do Supremo Tribunal Federal diz isso. Se o Supremo não entender que não precisa cassar a decisão do ministro Marco Aurélio, é muito melhor, senhor presidente, o senhor entregar a chave do Congresso Nacional ao ministro Marco Aurélio”, disse Renan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?