metropoles.com

EUA saúdam Bolsonaro por se contrapor a China, Cuba e Venezuela

No mesmo texto, Departamento de Estado confirma vinda de Mike Pompeo para a posse do futuro presidente brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Bolsonaro recebe assessor de Trump
1 de 1 Bolsonaro recebe assessor de Trump - Foto: Divulgação

Os Estados Unidos saudaram o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, por “defender a soberania brasileira” diante de práticas comerciais “predatórias” chinesas e por “lutar para viver em liberdade”, em oposição a países como Venezuela, Cuba e Nicarágua. É o que consta em comunicado do Departamento de Estado norte-americano divulgado nesta sexta-feira (28/12) – registra o jornal O Globo.

“Nós aplaudimos o presidente eleito Jair Bolsonaro por defender a soberania brasileira diante das práticas comerciais e crediárias predatórias chinesas”, afirmou o setor, no texto em que registra a vinda do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para a posse de Jair Bolsonaro (PSL), em 1º de janeiro. Pompeo também deve se encontrar com o futuro chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, durante sua passagem pelo Brasil.

Em novembro, Bolsonaro recebeu a visita de John Bolton, assessor de Segurança Nacional norte-americano (foto do encontro, no Rio de Janeiro, em destaque).

Segundo o documento, os EUA vão “trabalhar com o Brasil para apoiar os povos de Venezuela, Cuba e Nicarágua, que estão lutando para viver em liberdade contra regimes repressivos. Nós exaltamos o compromisso do presidente eleito Bolsonaro de se opor a tiranos”.

Os convites para representantes dos três países mencionados prestigiarem a posse de Bolsonaro foram cancelados pelo Itamaraty, que já os havia remetido. Em novembro, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, definiu o trio como “a troica do mal”, em um discurso que evocou a Guerra Fria, registra o jornal carioca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?