EUA: de saída, Pompeo diz que relação com Brasil está no nível mais elevado
A poucos dias do fim do governo Trump, secretário de Estado dos EUA ainda fez homenagem a Ernesto Araújo, chanceler do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A pouco mais de duas semanas do fim do governo de Donald Trump nos Estados Unidos, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, escreveu em sua conta oficial no Twitter que o relacionamento do país com o Brasil “está no nível mais elevado”
“Juntamente com o governo de @jairbolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um importante aliado não pertencente à Otan e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil”, escreveu o secretário, ao publicar uma foto em que ele aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle.
Veja:
#SoMuchWinning. Our relationship with Brazil is at an all-time high. Together with the @jairbolsonaro Administration, we signed a new 3-part trade deal, designated Brazil a major non-NATO ally, and launched the U.S.-Brazil Environmental Framework Dialogue. pic.twitter.com/W4Y71Kczkc
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021
Em outubro de 2020, a 15 dias das eleições presidenciais dos EUA, os governos dos dois países fecharam acordos de facilitação de comércio, para acelerar e desburocratizar as vendas, de boas práticas regulatórias e anticorrupção.
O pleito, contudo, foi vencido pelo democrata Joe Biden, que assume a Casa Branca em 20 de janeiro e deve aumentar a pressão sobre o Brasil em relação aos temas ambientais, principalmente no que diz respeito ao desmatamento na Amazônia.
“Eu, você, liberdade”
Também no Twitter, Pomepo homenageou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, forte defensor de um maior alinhamento político-ideológico entre ambas as nações.
“Não existe ministro das Relações Exteriores mais amante da liberdade do que você, Ernesto. Eu, você, liberdade. Começa o jogo”.
Confira:
There is no more freedom-loving FM than you @ernestofaraujo. You, me, liberty. Game on. pic.twitter.com/ViFGzD4iTh
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021