metropoles.com

Estados querem decidir quais mudanças na Previdência vão adotar

Os governadores estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11/06/2019), em Brasília, para discutir as novas regras da aposentadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
ibaneis33
1 de 1 ibaneis33 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Para driblar as divergências estaduais sobre o texto final da reforma da Previdência, os participantes do Fórum de Governadores decidiram defender a proposta de uma válvula de escape no texto final. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a ideia é criar uma regra para que os estados tenham a opção de adotar ou não algumas das mudanças nos critérios da aposentadoria.

De acordo com o emedebista, a reforma dos militares é um ponto de divergência. “A Bahia, por exemplo, já fez a sua reforma. Se for mantida a dos militares como o colocado, estados que já tinham 14% de contribuição serão reduzidos para 7,5%. E só vão alcançar o equilíbrio em 2022″, pontuou.

Em linhas gerais, a proposta do Fórum é apoiar a reforma, mas inserir um mecanismo para que os estados e os municípios possam escolher se vão aderir ou não a determinados trechos da reforma.

Segundo o titular do Palácio do Buriti, o MDB ainda avalia se vai fechar questão a favor da defesa da Previdência, da mesma forma como o PSDB tem ensaiado. A questão é conduzida pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). “Já teve reunião da bancada com governadores. Nós temos intenção, sim, se atendidos esses pontos, de fechar questão dentro da bancada do MDB”, reforçou.

De acordo com Ibaneis, o Fórum chegou a uma posição de consenso. Caso as mudanças sugeridas sejam acolhidas pelo relator, os governadores passarão a buscar a consolidação dos votos das respectivas bancadas para aprovar a reforma.

“O que vai se colocar é uma ressalva para aqueles governadores que estiverem em condição de deixar a reforma. Ela será para todos. E aqueles que se sentirem confortáveis podem fazer a opção, junto a suas assembleias legislativas, por meio do encaminhamento do líder do Executivo, a retirada de algum ponto da Previdência”, detalhou Ibaneis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?