Esplanada recebe ensaio para a posse de Lula
Trajeto começou na Catedral e incluiu Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio Itamaraty. Posse ocorrerá no próximo domingo (1º/1)
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios recebeu, na tarde desta sexta-feira (30/12), o ensaio geral para a posse do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ser realizada no próximo domingo (1°/1).
O ensaio se iniciou na Catedral Metropolitana de Brasília, de onde saiu o Rolls-Royce, veículo tradicionalmente usado pela Presidência da República. Lula e Janja foram representados no veículo por Neudicléia Oliveira, assessora de Janja, e Valmir Moraes, segurança de Lula.
De lá, o carro percorrerá a Esplanada dos Ministérios em direção ao Congresso Nacional, onde presidente eleito, primeira-dama, vice eleito e a vice-primeira-dama serão recebidos pelos chefes dos demais Poderes – presidentes do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal (STF).
As autoridades seguirão pela rampa, em meio à guarda dos Dragões da Independência, e encontrarão, na entrada do Salão Negro, a presidente do STF, o Procurador-Geral da República e lideranças do Congresso Nacional, para cumprimentos.
No Plenário da Câmara, será realizada a sessão solene, que tem as seguintes etapas: execução do Hino Nacional, juramento constitucional, anúncio de posse do presidente e vice, leitura do termo de posse, pronunciamento do presidente da República, pronunciamento do presidente do Congresso Nacional, e encerramento.
Do Congresso, o presidente seguirá para o Palácio do Planalto, onde fará um pronunciamento ao público do Parlatório do palácio.
Por fim, Lula será recebido por chefes de Estado e delegações estrangeiras no Palácio Itamaraty e oferecerá uma recepção aos líderes estrangeiros.
Durante o ensaio desta sexta, personagens simulam as autoridades que estarão presentes do dia 1°. Com a exceção de assessores, representantes do governo eleito não estiveram presentes.