metropoles.com

“Erro das Forças Armadas foi permitir entrada de ônibus no QG”, diz Múcio

Segundo o ministro da Defesa, José Múcio, se os militares não tivessem permitido a entrada dos veículos, o problema teria sido da PMDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro José Múcio
1 de 1 ministro José Múcio - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Defesa, José Múcio, disse, nesta terça-feira (24/1), que um dos erros das Forças Armadas nos atos terroristas de 8 de janeiro – que acabaram com a destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília – foi permitir a entrada de mais de 140 ônibus após ameaças por parte dos extremistas.

Segundo o ministro, se os militares não tivessem permitido a entrada dos veículos, o problema teria sido apenas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). “Se tivéssemos impedido [a entrada dos ônibus], talvez hoje não estivéssemos falando sobre isso. Houve uma série de erros que, infelizmente, nos machucam até hoje. Todos terão de pagar”, disse Múcio, em entrevista à Globo News.

“Se você perguntar qual foi o erro, que é uma ótima pergunta, foi ter-se permitido que as pessoas que vieram nos 130 ônibus para Brasília pudessem entrar no acampamento. Se tivessem ficado do lado de fora, numa praça qualquer, o problema era do GDF [Governo do Distrito Federal]. Como entrou no território do Exército, parece que aqueles 200 se multiplicaram, viraram 5 mil e aconteceu aquela vergonha”, acrescentou o ministro da Defesa.

Durante a fala, o chefe da Defesa ainda voltou a tocar no teor das manifestações, que, em declarações passadas, Múcio classificou como “democráticas”. Ele disse que não se arrepende.

Em 2 de janeiro, o ministro minimizou os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que protestavam contra o resultado das eleições que elegeram Lula. “Aquelas manifestações nos acampamentos, eu tenho parentes lá, é uma manifestação da democracia. A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos”, disse à época.

“Quando eu disse ‘democráticos’, [eu quis dizer que], se eu vim para conversar, não podia dizer ‘vou discutir com bandidos, com vândalos’. Eu tinha que criar um link qualquer para criar um vínculo de confiança. Não me arrependo, não”, reafirmou o ministro durante a entrevista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?