metropoles.com

Ernesto Araújo defende investigação e reforma da OMS em reunião ministerial

Segundo o ministro, a organização vem atuando de forma incoerente e pouco transparente em relação à pandemia do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bolsonaro e Ernesto Araújo
1 de 1 Bolsonaro e Ernesto Araújo - Foto: null

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (09/06) uma investigação contra a Organizaçã Mundial de Saúde (OMS) que, segundo ele, vem atuando de maneira pouco transparente e de forma incoerente nas orientações sobre medidas para conter o avanço do coronavírus.

“O Itamaraty, claro que sempre em coordenação com o Ministério da Saúde, acompanha o papel da OMS com muita preocupação: falta de independência da OMS, aparentemente, de transparência e coerência, sobretudo, falta de coerência na orientação sobre aspectos essenciais”, avaliou o ministro, citando aspectos como a origem do vírus, o compartilhamento de amostras, contágio por humanos , modo de prevenção e quarentena.

Ele ainda apontou o uso da hidroxicloroquina como um aspecto em que a organização emitiu orientações diferentes.

“Em todos esses aspectos a OMS foi e voltou, às vezes mais de uma vez, e isso nos causa preocupação. Isso é um problema sistêmico, não é acidental. Por que? Temos que analisar. É um problema de  influência de atores políticos na OMS? É uma questão de métodos de transparência?”, questionou o ministro.

“Para isso, estamos propondo, junto com outros países, uma investigação e um processo de reforma da OMS. Estamos coordenando com a Austrália, com a União Europeia e com outros países para esse imprescindível exame do que aconteceu e do que está acontecendo com a OMS”, completou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?