metropoles.com

Ernesto Araújo cita Renato Russo e diz: “Vamos libertar o Itamaraty”

Segundo chanceler, verdade, conhecimento e liberdade nortearão a política do Ministério das Relações Exteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ernesto Araújo toma posse no Itamaraty
1 de 1 Ernesto Araújo toma posse no Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O novo ministro das Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Ernesto Araújo, tomou posse na tarde desta quarta-feira (2/1). Durante a cerimônia de posse, o diplomata fez um discurso repleto de citações, dos bíblicos São João e Corintíos a Renato Russo e Raul Seixas.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, afirmou logo no início, reproduzindo trecho do Evangelho de São João. Na sequência, garantiu que comandará o Itamaraty com base em três princípios – o conhecimento, a verdade e a liberdade. Para concluir a manifestação, Araújo disse: “Vamos libertar o Itamaraty”.

Segundo o ministro, há no país um ódio contra a cultura e os valores nacionais, bem contra Deus. E é isso que precisa ser revertido. “É só o amor que conhece o que é verdade”, afirmou, creditando a citação ao músico brasiliense Renato Russo e não ao livro bíblico de Coríntios.

“O Itamaraty será a casa de todos os brasileiros. Desde a posse do presidente Bolsonaro, o brasileiro está profundamente interessado em política externa”, ressaltou. E, segundo ele, as relações diplomáticas do país terão avanços tecnológicos, do comércio agrícola e do desenvolvimento do país, a partir de políticas elaboradas conjuntamente com as demais áreas do governo federal.

No início de seu discurso, Araújo agradeceu o prestígio dos presentes e o apoio de familiares e amigos. O novo ministro ainda elogiou o ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes. “A história sempre lembrará a sua condução coerente e segura. Tive muito orgulho de trabalhar com o senhor”, pontuou.

Desde a terça-feira (1º), o novo chanceler conduz uma série de reuniões bilaterais com representantes de países estrangeiros que vieram a Brasília para a posse de Jair Bolsonaro e negociações com integrantes da nova gestão.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O novo chanceler, Ernesto Araújo, com seu antecessor, Aloísio Nunes: agradecimento

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?