metropoles.com

Entrada de Zema no PL está acertada, confirmam líderes do partido

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema deixará o Novo para se filiar ao PL de Bolsonaro. Informação foi confirmada após reunião do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Romeu Zema
1 de 1 Romeu Zema - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ida de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, para o Partido Liberal (PL) é dada como certa por líderes do partido. A informação foi confirmada ao Metrópoles após reunião da legenda em Brasília, nesta quinta-feira (6/7).

Segundo interlocutores, o chefe do Executivo estadual é peça chave para a articulação bolsonarista no estado. Caso a filiação de Zema se concretize, o PL terá representantes de peso nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além disso, Zema é um importante “ativo eleitoral”, caso Jair Bolsonaro (PL) continue inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na manhã desta quinta-feira (6/7), o PL convocou uma reunião com as bancadas federais, estaduais e governadores do partido. Também participaram do encontro o ex-presidente Bolsonaro; o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto; e outros aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos). Além de Zema, o governador de São Paulo também foi convidado a se filiar à sigla.

Segundo Costa Neto, o encontro foi marcado para debater temas de interesse do partido, como o posicionamento na votação da reforma tributária, em discussão no plenário da Câmara, e os próximos passos após a condenação de Bolsonaro pelo TSE.

Reforma tributária

No mesmo encontro, a reforma tributária em debate na Câmara dos Deputados gerou um impasse com Tarcísio, governador de São Paulo. O ex-ministro de Bolsonaro foi alvo de hostilidades de membros do partido.

Tarcísio, que havia declarado apoio à reforma na quarta (5/7), já vinha sendo alvo de críticas de bolsonaristas nas redes sociais. Ele havia se reunido para conversar com Bolsonaro e aliados para expor sua posição. Toda a bancada do partido da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) compareceu à reunião, após convocação do partido.

Ao começar a falar, no entanto, o governador foi interrompido pelos deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Mario Frias, ambos eleitos por São Paulo. O presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, usou o microfone para garantir que Tarcísio concluísse sua fala e puxou uma salva de palmas ao governador no fim do discurso.

Já Bolsonaro disse que Tarcísio “com todo o respeito, não tem experiência política”, e que também havia ficado “chateado” com ele, como mostra vídeo obtido pelo Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?