metropoles.com

Enem teve “questão de ideologia”, mas está mudando, afirma Bolsonaro

Primeiro dia de provas abordou temas como racismo, povos indígenas, população carcerária e sexualização da mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Fotografia colorida de celular mostrando a tela de início do app do Enem
1 de 1 Fotografia colorida de celular mostrando a tela de início do app do Enem - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em conversa com apoiadores, na manhã desta segunda-feira (22/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) refutou a acusação de que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, teria interferido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, porque, segundo o mandatário, a avaliação incluiu “questão de ideologia”.

“Estão acusando o ministro Milton de ter interferido na elaboração das provas do Enem. Se ele tivesse essa capacidade, não teria nenhuma questão de ideologia neste Enem que teve agora. Você é obrigado a aproveitar banco de dados de anos anteriores”, apontou.

De acordo com Bolsonaro, é possível alterar essa questão ideológica. “Já está mudando. Vocês não viram mais a linguagem de tal tipo de gente, com tal perfil. Não existe mais isso aí. A linguagem. O que o cara faz dentro de quatro paredes é problema dele. Agora, não tem mais aquilo, a linguagem neutra, não tem mais”, disse o presidente da República, na saída do Palácio da Alvorada.

4 imagens
Ministro da Educação, Milton Ribeiro
Candidatos formam fila para fazer o Enem em São Paulo
Enem no Rio teve baixa adesão
1 de 4

Coletiva de imprensa do Inep realizada após primeira etapa de provas do Enem 2021

Fábio Rodrigues/Agência Brasil
2 de 4

Ministro da Educação, Milton Ribeiro

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 4

Candidatos formam fila para fazer o Enem em São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Enem no Rio teve baixa adesão

Bruno Menezes/Metrópoles

As declarações, feitas antes de o presidente se dirigir ao Palácio do Planalto, foram registradas por um canal simpático ao presidente no YouTube. O jogador de vôlei Maurício Souza, que é aliado do chefe do Executivo federal e recentemente foi acusado de homofobia, estava ao lado do mandatário.

Tema da redação do Enem 2021 é “Invisibilidade e registro civil”

primeiro dia de provas do Enem, realizado no domingo (21/11), apresentou uma questão com a música “Admirável Gado Novo”, do cantor Zé Ramalho, e abordou temas como racismo, povos indígenas, população carcerária e sexualização da mulher.

O item sobre a composição de Zé Ramalho pedia que o candidato interpretasse um trecho da letra da música, que fala sobre “massas” e “vida de gado”. A canção foi lançada em 1979, época da ditadura militar no Brasil.

Apesar das denúncias de interferência nas questões do certame, a prova trouxe a pauta racial em perguntas sobre o período da escravidão no Brasil e o aumento da população carcerária no país, a partir de dados que apontam a predominância de jovens negros entre os presos.

O exame também tratou da questão indígena, ao abordar a popularização do uso do termo “guarani kaiowá” nas redes sociais como forma de denúncia dos crimes cometidos contra os povos originários.

Primeira etapa

A primeira etapa do exame teve 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de ciências humanas, e uma redação sobre o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

No segundo dia de exame, previsto para 28 de novembro, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 perguntas de matemática.

Neste ano, 3.109.762 pessoas se inscreveram para realizar as provas, menor número registrado desde 2005.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?