metropoles.com

Enem: Maia diz “não acreditar” em Weintraub e quer confirmação do Planalto

Projeto sobre adiamento obrigatório do exame seria analisado nesta 4ª. Apesar do anúncio do Inep, Maia não descarta incluí-lo na pauta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia – presidente da camara dos deputados
1 de 1 Rodrigo Maia – presidente da camara dos deputados - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (20/05) que “não acredita” no ministro da Educação, Abraham Weitraub, sobre a decisão do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) de adiar a aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano.

“Eu tinha combinado de votar duas urgências, uma das duas ainda não tem acordo com o governo e a outra era a urgência do Enem, da qual o presidente da República ficou de sinalizar ou não pelo adiamento”, assinalou Maia na abertura dos trabalhos no plenário.

Questionado por um parlamentar sobre a nota divulgada pelo MEC, o democrata, em tom de ironia, disse: “O ministro não… não posso acreditar neste ministro”. A fala do deputado foi respaldada por outros congressistas. Maia e líderes decidiram que retirariam a proposta legislativa da pauta – mas, se não houvesse confirmação do Palácio do Planalto, colocariam o projeto em votação.

5 imagens
Na disputa pelas vagas na mesa que conduzirá os trabalhos estão o DEM de Rodrigo Maia e do Centrão de Arthur Lira
Presidente da Câmara criticou a articulação da base do governo
Rodrigo Maia recebeu parecer sobre Flordelis na residência oficial
1 de 5

Rodrigo Maia

André Borges/Esp. Metrópoles
2 de 5

Na disputa pelas vagas na mesa que conduzirá os trabalhos estão o DEM de Rodrigo Maia e do Centrão de Arthur Lira

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
3 de 5

Presidente da Câmara criticou a articulação da base do governo

Andre Borges/Especial para o Metrópoles
4 de 5

Rodrigo Maia recebeu parecer sobre Flordelis na residência oficial

Reprodução
5 de 5

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na terça-feira (19/05), o Senado aprovou o adiamento do exame para depois da conclusão do ano letivo, por 75 votos a 1. O único parlamentar contrário à mudança foi o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),  filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta quarta (20/05), Weintraub também defendeu a medida e, nas redes sociais, sugeriu que o teste fosse postergado entre 30 e 60 dias.

O tema foi pleiteado pelos congressistas durante café entre Maia e Bolsonaro na última segunda-feira (18/05), no Planalto. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados informou ao chefe do Executivo que o adiamento era uma demanda da Casa. Segundo o democrata, o mandatário do país  havia se comprometido a analisar a questão.

Leia a nota do MEC:

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?