metropoles.com

Encontro com Marina frustra integrantes do Agora!

A ideia do jantar era tentar romper o isolamento político da pré-candidata pois ela até agora não se aproximou de nenhuma legenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
“Não há interesse político em sustentabilidade”, diz Marcos Palmeira
1 de 1 “Não há interesse político em sustentabilidade”, diz Marcos Palmeira - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

O jantar promovido na quarta-feira (20/6), pelo apresentador Luciano Huck com a presença da ex-ministra Marina Silva (Rede) e integrantes do movimento Agora! frustrou as expectativas dos ativistas presentes. Segundo relatos de participantes, a ideia era tentar romper o isolamento político da pré-candidata, pois ela até agora não se aproximou de nenhuma legenda.

Defendida por setores da Rede, uma eventual aliança com o PPS, que poderia indicar o presidente da legenda Roberto Freire como vice na chapa, foi abordada no encontro, mas Marina teria demonstrado pouca disposição para o diálogo.

A Rede estaria buscando Freire para ser vice na chapa de Marina, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (AP), no domingo (17/6). O presidente do PPS, contudo, nega ter sido procurado e continua defendendo a permanência do compromisso do seu partido, de apoio ao tucano Geraldo Alckmin.

No jantar, Marina elogiou Freire, lembrando estarem juntos na disputa presidencial de 2014 (o PPS apoiou a candidatura de Eduardo Campos/Marina, do PSB) e isso, para ela, tornaria uma aliança entre as siglas algo “natural”. Marina não deu, porém, nenhum indicativo do intuito de procurá-lo, ou de qualquer esforço para costurar um acordo.

Após o encontro, o apresentador telefonou para Freire, relatou a reunião e estimulou o dirigente a procurar a ex-ministra. Porém, a iniciativa de um eventual diálogo teria que partir dela, avalia o PPS.

O partido, atualmente com oito deputados federais, está hoje alinhado com Geraldo Alckmin (PSDB) por determinação aprovada no último congresso nacional, realizado em março deste ano. A avaliação majoritária do PPS é que a legenda sozinha não tornaria Marina competitiva.

A Rede tem cerca de 10 segundos no horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Além disso, o partido, com somente dois deputados federais, não conta com pré-candidatos competitivos nos estados, além de ter uma estrutura partidária precária e poucos recursos do fundo público eleitoral.

Renovação
Neste ano, PPS e Rede abriram as portas para os movimentos de renovação política. O Agora! foi um deles. A aproximação capitaneada por Huck representa essa ala “nova” do partido de Freire. Esse grupo, contudo, resiste em apoiar Alckmin.

Procurada, a assessoria da Rede disse que o jantar foi uma conversa sobre “uma eventual possibilidade” de apoio do Agora! à candidatura de Marina. A assessoria de Huck e integrantes do movimento não quiseram se manifestar.

Polo democrático
O movimento Agora!, do qual Huck faz parte, vai participar no próximo dia 28/6, em São Paulo, de ato político do chamado “polo democrático e reformista”, movimento suprapartidário que tenta unificar as pré-candidaturas do centro ainda no primeiro turno.

Também estarão presentes os movimentos Juntos e Acredito. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou presença. Os integrantes do grupo tentam atrair Marina Silva para o debate, mas ela resiste.

Segundo interlocutores do PPS, Luciano Huck estaria empenhado em reduzir o número de candidaturas para evitar uma eleição polarizada entre um nome da esquerda e Jair Bolsonaro, do PSL.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?