metropoles.com

Embaixador argentino confirma vinda de Fernández para a posse de Lula

A presença do presidente da Argentina é um ato diplomático importante, devido ao distanciamento entre os países durante o governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Ricardo Stuckert
Lula e Fernández
1 de 1 Lula e Fernández - Foto: Fotos: Ricardo Stuckert

Após uma reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (1º/12), Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, afirmou que a Casa Rosada espera do novo governo brasileiro mais cooperação devido à “grande afinidade política e ideológica” entre os países.

Scioli confirmou que o presidente da Argentina, Alberto Fernández, virá ao Brasil para a posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023. A vinda de Fernández é um ato diplomático importante, devido ao distanciamento entre os países durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

O encontro entre o diplomata e Lula ocorreu nesta tarde, no Gabinete de Transição, em Brasília.

Impasse

Durante a posse de Alberto Fernández, em 2019, Bolsonaro enviou um representante para a solenidade. O ato foi considerado um desrespeito. Na ocasião, o presidente também criticou a escolha dos argentinos e defendeu Maurício Macri, até então candidato à reeleição.

“O que aconteceu? Voltou a ‘esquerdalha’ da Cristina Kirchner. Tomei conhecimento do que está acontecendo na Argentina. E detalhe: vi na imprensa hoje que o presidente vai legalizar o aborto na Argentina. Tá aí, povo argentino, lamento, é o que vocês merecem”, disse em coletiva no ano de 2020.

Agora, a Argentina, que vive uma crise econômica, espera retomar uma agenda regional com o Brasil para fortalecer o bloco enquanto há a “crise da globalização” no pós-Covid e a guerra na Europa.

“Nós falamos sobre interação energética, cobre, lítio […], devido à crise da globalização. Esse é o compromisso do presidente Lula com a América Latina e com o Mercosul”, declarou Scioli.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?