metropoles.com

Em viagem à China, deputado do DF reacende polêmica do “azul e rosa”

Luis Miranda (DEM) publicou vídeo dentro de avião brincando com as cores da necessaire e relembrando a polêmica da ministra Damares Alves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
luis miranda
ouvir notícia
0:00 1.0x
1 de 1 luis miranda - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Em viagem à China, com a missão de visitar empresas de segurança e tecnologia, o deputado federal eleito Luis Miranda (DEM-DF) reacendeu a polêmica provocada por Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, sobre o uso das cores azul e rosa. Logo após o embarque, ocorrido na última segunda-feira (14/1), e já no avião, o parlamentar publicou um vídeo no Instagram afirmando que, na companhia aérea, homens recebem objetos de cor azul e mulheres, rosa. Ele mostrou a necessaire distribuída aos passageiros do voo em que estava.

“Acabamos de receber aquela necessaire. Eu vou pegar a minha… Azul. Qual a cor da sua necessaire?”, perguntou ele à também deputada eleita Carla Zambelli (PSL-SP). “É um rosa com vinho. Linda, não é?”, respondeu a deputada. “Homens recebem bolsinha azul, e mulheres recebem bolsinha rosa. Damares, você estava certa, meu amor”, finalizou o deputado no vídeo.

Há pouco mais de uma semana, Damares Alves causou polêmica ao utilizar cores para falar sobre a ideologia de gênero. Um vídeo divulgado na internet mostra ela dizendo: “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”. Segundo ela, isso era símbolo de uma “nova era”. A declaração gerou diversas reações, inclusive revoltas e manifestações contrárias de pessoas na internet. Ela disse que a fala era apenas uma “metáfora”.

A KLM, companhia aérea pela qual os parlamentares voaram para a China, enviou, por meio de nota, posicionamento acerca do tema. Ao Metrópoles, a empresa disser acreditar que “a diversidade é fundamental para as relações em sociedade e defende a livre exposição de opiniões. Para todos os clientes da classe executiva, a empresa oferece uma variedade de cores e formatos de seus nécessaires, variando ao longo do ano. Sempre valorizando nossos clientes, deixamos a escolha do kit de amenidades de acordo com sua preferência”.

Além de Luis Miranda e Carla Zambelli (PSL-SP), outros parlamentares embarcaram para o país asiático: a senadora eleita Soraya Thronicke, os deputados eleitos Daniel Silveira, Tio Trutis, Junior Bozzella, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas e Sargento Gurgel – todos do PSL – e o deputado Alexandre Serfiotis (PSD). Foram também cinco funcionários do governo envolvidos na formulação de políticas públicas.

Segundo os congressistas, a viagem é um convite da Embaixada da China, custeada pelo governo daquele país. Luis Miranda afirmou que o objetivo da viagem é o de reforçar laços entre os dois países na nova administração. “Queremos o estreitamento cultural e tecnológico na área de segurança pública”, disse ele durante a escala, em Amsterdam.

De acordo com a assessoria da deputada Carla Zambelli, “não há interesse em se envolver com questões ideológicas do governo brasileiro, e sim estabelecer melhores relações comerciais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?