Em troca de Refis de micro empresas, governo busca apoio à Previdência
O refinanciamento de dívidas, aprovado pelo Congresso Nacional, foi vetado pelo presidente Michel Temer no início de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Em troca de apoio à reforma da Previdência, a discussão sobre a derrubada do veto ao Refis de micro e pequenas empresas tem sido mais uma aliada nas negociações e barganhas do governo. Representantes do Sebrae e de outras 20 entidades de pequenos empresários se reuniram nesta quarta-feira (7/2) com o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, para tratar da pauta. A informação é do jornal O Globo.
O refinanciamento de dívidas, aprovado pelo Congresso Nacional, foi vetado pelo presidente da República Michel Temer no início de janeiro. Agora, os parlamentares podem derrubar ou manter a medida do presidente.
De acordo com O Globo, fontes ligadas às entidades afirmam que o governo tem insinuado que pode colocar em pauta a análise do veto caso o grupo ofereça apoio à Previdência. Em números, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa é uma das mais expressivas do Congresso, reunindo cerca de 300 deputados e 40 senadores.O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu que os temas não se misturem e disse que o veto foi recebido com surpresa por pequenos empresários. Segundo Afif, Temer havia prometido sancionar o Refis:
“Não aceitamos vincular a Previdência ao Refis. Esse pessoal estava dando apoio à reforma da Previdência e recebeu com surpresa o veto. O presidente prometeu que iria sancionar. Você acha que a turma gostou? Não se mistura um assunto com o outro, e se quiser misturar, vai prejudicar a própria Previdência”, disse Afif.
Até o início desta tarde, a reunião não constava na agenda oficial do ministro.