metropoles.com

Em trégua com a Câmara, Planalto mantém corpo a corpo no Congresso

A exemplo da semana passada, ministros do governo Bolsonaro vão ao Legislativo para defender as pautas palacianas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes e Sergio Moro
1 de 1 Paulo Guedes e Sergio Moro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo Jair Bolsonaro (PSL) dá prosseguimento à estratégia de fazer “corpo a corpo” no Congresso Nacional para sensibilizar os parlamentares a votarem – e aprovar – a reforma da Previdência, entre outras pautas palacianas.

Se no fim do mês passado nove ministros foram ao Legislativo – em um único dia –, nesta semana as visitas continuam, tendo como destaque a ida do ministro da Economia, Paulo Guedes, à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, na quarta-feira (3/4).

A julgar pelo “armistício” construído há pouco tempo entre e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, a estratégia rendeu frutos.

A primeira semana de abril começa com as bandeiras brancas erguidas por ambos os lados. E a tramitação da reforma parece que sairá do papel, após a definição do relator da matéria na CCJ, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG).

A presença de Guedes na CCJ é emblemática. Na última terça (26/3), ele deu um bolo nos integrantes da comissão, ao faltar à audiência na qual iria apresentar os principais pontos da reforma.

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), garantiu que o diálogo com as bancadas está sendo feito para que o clima político se torne favorável à aprovação das propostas no Congresso. “Vamos fazendo a aproximação real”, destacou o deputado, referindo-se às tratativas iniciais com as lideranças partidárias.

A assessoria de Guedes avisou que a ida dele à CCJ só seria produtiva após a escolha do relator. No entanto, no dia seguinte, em audiência no Senado, o economista admitiu que evitou o compromisso porque levaria “facada nas costas” até mesmo do PSL, legenda do presidente Bolsonaro.

Pacote anticrime
Também nesta semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, irá à Câmara, segundo informou a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

Ela adiantou que Moro conversará com o grupo de trabalho formado por sete parlamentares para analisar o pacote anticrime preparado pelo ex-juiz. A equipe é coordenada pela deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Lua de mel
Ainda no decorrer da semana, o clima de lua de mel entre o Executivo e o Legislativo federais terá novos capítulos com a ida da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, à Comissão de Defesa da Mulher na Câmara, nesta terça (2), às 14h.

Na quarta (3), às 10h30, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, será recebido em audiência pública da Comissão de Transportes da Câmara.

No calendário palaciano, as conversações entre Planalto e Congresso possibilitarão a entrega do relatório sobre a reformulação das aposentadorias dos brasileiros, por parte do deputado Marcelo Freitas, na data pré-estabelecida: 9 de abril. A conferir.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?