metropoles.com

Em tom conciliador, Ernesto Araújo diz que não há problema com a China

Na ocasião do embate político, sem provas, o deputado Eduardo Bolsonaro acusou a China de espionagem cibernética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
1 de 1 Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em coletiva realizada no Palácio do Itamaraty na manhã desta terça-feira (2/3), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que mesmo depois do imbróglio protagonizado entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e a Embaixada da China, não existe problema nenhum entre os países.

“Isso não gerou absolutamente nenhum problema com a China. […] Nossa relação é muito boa, muito produtiva, o comércio aumentou no ano passado, os investimentos continuam”, disse Araújo.

Na ocasião do embate político, sem provas, o deputado Eduardo Bolsonaro acusou a China de espionagem cibernética. A Embaixada da China rebateu, por meio de uma publicação nas redes sociais, dizendo que as palavras do parlamentar não condiziam com os cargos federais ocupados.

“Não são condignas [as falas em relação à China] com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Isso é totalmente inaceitável e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento”, disse.

Defendendo que, à época, a embaixada usou os meios errados para mostrar repúdio, o ministro afirmou que a declaração de Eduardo Bolsonaro se tratou de “liberdade de expressão”.

“O que aconteceu, no caso, foi uma opção diferente, um embate nas redes sociais contestando, inclusive, a liberdade de expressão […] Isso é completamente fora da prática diplomática e acho que foi entendido pela Embaixada da China. Acho importante que cada embaixada atue tanto com a prática diplomática quanto respeitando a legislação local e os princípios constitucionais locais.”

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?